top of page
  • Foto do escritorPref. de Piripiri

Saúde de Piripiri é premiada em Congresso e representará o Piauí a nível nacional

Profissionais de saúde da SESAM (Secretaria de Saúde Municipal de Piripiri) marcaram presença de destaque no XIV Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí e na 9ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS, realizados nos dias 28 e 29 de maio, na cidade de São Raimundo Nonato. Duzentos e trinta e três trabalhos de práticas exitosas de todo o Piauí foram inscritos na mostra.



Durante o evento, foram apresentadas práticas bem-sucedidas das ações desenvolvidas no município de Piripiri, destacando-se o Programa Saúde na Escola, a Estratégia Saúde da Família 07 e o CAPS AD. Um dos trabalhos premiados foi o de Planejamento Reprodutivo e Inserção de DIU, conduzido pela enfermeira Letícia Carvalho, da UBSF do bairro Caixa D'água. Esse trabalho será levado para o Congresso Nacional e representará o estado do Piauí.



Letícia Carvalho falou sobre a execução das atividades realizadas em Piripiri. “Levamos nossa experiência e ressaltamos a ampliacão do acesso ao planejamento reprodutivo e da inserção do DIU, ação realizada de forma pioneira e gratuita em Piripiri. Conseguimos descentralizar essas ações e fomos vitoriosos, continuamos a oferta do dispositivo na atenção primária sem fila de espera. Todo esse trabalho foi um marco e transformamos nossa saúde local, conseguimos que a mulher tenha mais autonomia. Agradecer à gestão por todo o apoio”, disse.



O secretário Guilherme Lopes da SESAM falou com a nossa reportagem. “Nosso município foi muito bem representado. Foram ótimos trabalhos apresentados e um deles foi premiado, o liderado pela enfermeira Letícia e mostra que nosso trabalho está sendo reconhecido. Tivemos apoio do Conselho de Enfermagem nesse trabalho do DIU e deu tudo certo, reduzimos filas e burocracias numa dinâmica perfeita. Piripiri hoje registra um número significativo e de destaque no Estado por esse trabalho, mostra nosso alinhamento e compromisso”, disse.



"Enquanto representantes da SESAM, trouxemos seis trabalhos que abrangem desde a atenção primária até a atenção psicossocial. Estamos aqui para mostrar nosso dia a dia e estamos gratos à gestão municipal por todo o apoio. Estamos satisfeitos com o sucesso e o reconhecimento do nosso serviço em nível estadual", afirmou Manuela Fernandes, coordenadora do PSE.


Além de Manuela Fernandes, também apresentaram seus trabalhos o Psicólogo do PSE, José Neto, e o Psicólogo do CAPS-AD, Marcus Vinícius.


Os trabalhos apresentados foram selecionados para serem exibidos na 19ª Mostra "Brasil Aqui Tem SUS", durante o XXXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde em Porto Alegre (RS). Esse reconhecimento reafirma a qualidade e relevância das iniciativas desenvolvidas pelos profissionais de saúde de Piripiri.

Comments


bottom of page