• SEJUCE

Prefeitura faz manutenção do teto do Museu de Perypery


O Museu de Perypery passou por uma manutenção estrutural na última segunda (18/10). O serviço inclui a recuperação de alguns pontos críticos do telhado do prédio com reposição de telhas, ripas, visando evitar infiltração durante o período chuvoso. As próximas etapas serão a substituição da parte elétrica e revitalização da iluminação externa.


O diretor do Museu de Perypery, Luís Mário Getirana, informa que foi feito um retelhamento total da estrutura do prédio para deixar o local protegido dos ventos e das chuvas. Com isso, as goteiras foram todas retiradas para evitar infiltração durante o período do inverno.


“Tudo isso está sendo feito para preservar a nossa memória piripiriense. Depois dessa etapa, vamos para a parte da eletrificação interna e, por último, a recuperação da parte externa com mais luminárias”, explica o diretor.


Luiz Mário Getirana disse que essa manutenção foi realizado por se tratar de uma prioridade para conservação desse patrimônio que é o Museu de Perypery, arquivo da história e da memória de Piripiri.


“É importante essa reposição de luminárias para dar mais segurança para os nossos vigilantes que ficam aqui e que não podem ficar à mercê apenas da iluminação pública dos postes”, explica o diretor do Museu.


Museu de Perypery


O prédio onde funciona o Museu de Peryery foi construído na década de 1930. Lá já funcionou o Cine Éden, Clube Elite, uma agência do Banco do Brasil, o Banco do Estado do Piauí, a Escola do Comércio e, desde 1987, foi oficialmente instalado como museu do município.