• Foto do escritorSEJUCE

Prefeitura e Universidade do Delta do Parnaíba firmam parceria para inventário de turismo

Em reunião nesta quinta (02/12), no Palácio do Povo de Perypery, a prefeita Jôve Oliveira Monteiro recebeu uma equipe da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) que vai elaborar o inventário turístico de Piripiri. O objetivo é dar mais um passo rumo a habilitação do município junto ao Ministério do Turismo para incluí-lo na rota do turismo nacional.

A prefeita Jôve Oliveira Monteiro afirma que está se consolidando um sonho, algo que nunca havia sido despertado e que as gestões passadas não fizeram. “O inventário turístico de Piripiri vai possibilitar que tenhamos um banco de dados de todas as potencialidades turísticas que as pessoas podem visitar”, pontua a gestora.

“A importância desse inventário é a de dá visibilidade ao turismo. Fazer o mapeamento, registro de todos os pontos turísticos de nossa cidade porque sabemos que temos um potencial enorme nessa área”, disse o secretário da da Juventude, Cultura, Esporte e Turismo (SEJUCE), Marcifran Costa.

A ex-aluna e bacharel em Turismo da UFDPar, Rita Sousa, explica que o inventário de turismo é um trabalho inicial de coleta de dados. “O inventário do turismo é mais um documento que o Ministério do Turismo exige para que o município possa participar de editais e ter contrapartida de verbas que vem diretamente do Governo Federal”, frisa Sousa.

A preparação do inventário turístico é uma parceria da Prefeitura de Piripiri, por meio da SEJUCE, e deve durar uma semana. Nesse período, os técnicos e integrantes da UFDPar irão visitar pontos turísticos e tudo que envolve esses locais de visitação como: acessos, meios de hospedagem (hotéis, pousadas) serviços como restaurantes, transporte entre outros itens para verificar a estrutura existente no município.

Também estiveram presentes na reunião: a secretária de Comunicação, Mel Teles, o superintendente da SEJUCE, Francisco da Chagas e Silva, diretores e assessores da pasta.