• Foto do escritorSEMAD

Prefeitura e SENAR realizam cursos de combate a incêndio em Piripiri

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil (SEMAD), em parceria com a Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) realiza, nesta semana, dois cursos de combate a incêndio e queimadas no município. Os cursos que vão ser realizados na quarta e quinta (28 e 29/07) e também sexta e sábado (dias 30 e 31/07) e voltado para brigadistas de incêndio.

O secretário da SEMAD, Sonny Anderson, disse que essa parceria com o SENAR é importante para poder profissionalizar os brigadistas no município, assimo como serve como trabalho preventivo no combate das queimadas. “É muito importante, principalmente, nesse período de verão que tem muitas queimadas. Por isso, devemos cuidar para que não aconteçam queimadas de grande proporção em nosso município”, destaca o secretário.

O presidente do SENAR, Diógenes Cruz, afirma que essa parceria com a SEMAD é só o começo e deve proseguir com vários cursos de capacitação pelos próximos seis meses. “Nós sabemos que vai iniciar o período seco quando são detectados todo ano, focos de incêndio e a gente está preparando essas pessoas para combater isso. É um trabalho também da Defesa Civil do nosso município”, afirma.

Diógenes Cruz explica anda que os cursos estão seguindo as recomendações e protocolos devido à pandemia com limitação no número de participantes. “São 10 pessoas por curso porque as normas e protocolos são respeitadas devido à covid-19. Então, são, no mínimo, oito e no máximo 10 pessoas em cada curso do SENAR”, frisa o presidente do SENAR.

Curso realizado

No fim de semana, aconteceu o primeiro curso de combate a incêndio e queimadas com a participação de 10 pessoas. O curso foi realizado numa parceria da Prefeitura de Piripiri, SEMAD, SENAR, Sindicato dos Produtores Rurais, FAEP, ICMBio e Fundação Tia Zélia.