Prefeitura e Governo firmam acordo para melhoria habitacional na comunidade Marinheiro

A Prefeitura de Piripiri firmou um Acordo de Cooperação Técnica Nº 01/2021 com o Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH) pelo programa Moradia para Todos II. A solenidade realizada, na última quinta (23/12), no auditório Ver. Milton Vieira no Palácio do Povo de Perypery oficializou cerca de R$ 200 mil para melhoria habitacional para dez famílias da comunidade quilombola Marinheiro, zona Rural do município.

Na oportunidade, além do acordo, também foram assinados os contratos e ordens de serviços para as dez famílias da comunidade Marinheiro. Cada família vai receber em média R$ 19 mil, sendo que R$ 14 mil já foram depositados na quinta (23/12) na conta bancária do titular de cada família beneficiada.

Nas próximas etapas do programa, outras 20 famílias das comunidades Vaquejador e Sussuarana, totalizando cerca de R$ 600 mil para melhoria habitacional de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

O programa é acompanhado por técnicos da ADH, Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETAS) e da Secretaria Estadual de Assistência Social (SASC).

A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, destaca a importância desse programa para as comunidades quilombolas do município “Estou muito feliz por mais essa parceria com o Governo doo Estado. Estamos cuidando de gente, levando dignidade e melhorando a vida dessas famílias que há muito tempo sofrem com a exclusão social”, pontua a gestora.

A superintendente de Direitos Humanos da SASC, Janaína Mapurunga, explica como foi feito o orçamento. “Os técnicos da ADH estiveram na casa das famílias e fizeram um levantamento junto com elas do que precisavam ser reformados. Com isso, as famílias vão receber os recursos de acordo com o planejamento delas de até R$ 20 mil. Nesse primeiro momento vão receber R$ 14 mil e, em fevereiro do ano que vem, vão receber a segunda parcela para completar o valor de acordo com o planejamento feito”, explica a gestora.