• Foto do escritorSETAS

Prefeitura e governo do PI distribuem três toneladas de alimentos em Piripiri

Nesta terça (01), a Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETAS) e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), fez a entrega de uma tonelada na sede da SETAS, no Centro Administrativo. No total, foram adquiridas três toneladas de alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Ministério da Cidadania do Governo Federal.

A prefeita Jôve Oliveira Monteiro explicou que os alimentos adquiridos são produzidos em uso de agrotóxicos, comprados diretamente do agricultor familiar, graças a uma parceria com o Governo do Estado. Entre os produtos adquiridos estão: milho verde, feijão, macaxeira e abóbora.

A gestora adiantou que, no próximo dia 09 de junho, vai ser lançado o programa Piripiri Alimenta para distribuir sopas para pessoas carentes em bairros de Piripiri. “Nós poderíamos fazer em formato restaurante, mas por conta do momento, não tem como aglomerar e nós iremos até os bairros, levando a sopa quente, devidamente embalada, seguindo um cardápio de uma nutricionista”, explica Jôve Oliveira Monteiro.

A secretária de Assistência Social (SETAS), Cínthia Rezende, falou que a distribuição de uma tonelada de alimentos pela secretaria será feita por kits para as famílias em situação de vulnerabilidade social. “Nós iremos fazer os kits, ainda hoje (01), para distribuir no CRAS I e II, Serviço de Convivência e lá eles serão responsáveis pela distribuição às famílias atendidas nessas unidades assistenciais”, frisa.

O secretário de Desenvolvimento Rural de Piripiri (SDR), Wilson Andrade, falou que o programa de aquisição de alimento foi ampliado em Piripiri graças a uma parceria com o Governo do Estado firmada na gestão da prefeita Jôve Oliveira Monteiro. “E agora, com o programa implantado no município nós temos condições de aumentar muito mais a quantidade de alimentos para ser comprada dos nossos agricultores familiares e repassados às famílias em situação de insegurança alimentar”, destaca Andrade.

O secretário destacou ainda que o PAA é coordenado no Piauí pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), tendo à frente, a secretária Patrícia Vasconcelos e o coordenador Durval Silva. Disse que além da SETAS, também receberam alimentos a APAE e a Associação Cristã Beneficente (ACB).

Também estiveram presentes na entrega de alimentos a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Piripiri (STTR), Rita Vieira, assessores e técnicos da Prefeitura.