top of page
  • Foto do escritorPref. de Piripiri

Prefeitura de Piripiri realiza triagem de pacientes para Mutirão da Catarata

A Prefeitura de Piripiri em parceria com o Governo do Estado do Piauí, está realizando mais um Mutirão da Catarata, com a organização da SESAM – Secretaria de Saúde Municipal de Piripiri. A triagem está sendo realizada no Memorial Expedito Rezende e teve início na última sexta-feira, dia 7, se estendendo até o dia 13 de junho. A reportagem da SECOM esteve no local no sábado, 08/06, e conferiu de perto o trabalho.



"O Mutirão da Catarata teve início no dia 7 e continuará até o dia 13. Hoje estamos realizando as avaliações e este Mutirão beneficiará até cidades vizinhas. Durante a consulta com o oftalmologista, os pacientes já saem com a data marcada para a cirurgia", afirmou Alison Aguiar, diretor do Consultório de Rua e atendente no Mutirão.



Mayana Flávia, diretora do Hospital Regional Chagas Rodrigues, acrescentou: "Estamos contemplando diversos municípios e a organização está gerando muita alegria e satisfação. Aqui no Memorial, realizaremos 2.620 triagens. Na segunda etapa, entre os dias 4 e 10 de julho, estão previstas mais de 2 mil cirurgias", afirmou.


Francisco de Souza, paciente aposentado, compartilhou suas expectativas: "Estou confiante de que tudo dará certo. Essa cirurgia é muito importante para mim e para muitos outros", disse.



Antônio Campelo, lavrador, expressou sua animação: "Estou muito animado! Após a cirurgia, espero poder enxergar melhor. Quero expressar minha gratidão à prefeitura e ao governo", externou.


Maria das Graças, aposentada, falou sobre sua experiência: "Agora é aguardar pelo procedimento cirúrgico. Quero agradecer ao governador Rafael Fonteles e à prefeita Jôve Oliveira Monteiro por essa oportunidade."



O Governo do Estado deu início, em março, ao maior mutirão de cirurgias de catarata já realizado no Piauí. Até o final de 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) planeja realizar 28.364 cirurgias e 35.454 consultas, beneficiando pacientes de todos os municípios piauienses.


A catarata é uma condição ocular que causa opacidade na visão do paciente, geralmente associada à idade. O tratamento é realizado por meio de procedimento cirúrgico, no qual o cristalino opaco é removido e substituído por uma lente intraocular, restaurando a nitidez da visão.




Comments


bottom of page