Prefeitura de Piripiri realiza o 1º Mutirão Municipal de Citologia

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde do Município (SESAM), realizou, no último sábado (25/03), o 1º Mutirão Municipal da Citologia. O mutirão que deverá atender cerca de 400 mulheres, teve início nas Unidades Básicas de Saúde (UBSFs) do Residencial Parque Recreio, zona Norte de Piripiri, e da comunidade Vertentes, zona Rural do município.

A secretária da SESAM, Beatrice Pimentel, informa que serão 10 dias de atendimento à população nas UBSFs tanto na cidade como na zona Rural. “Esse projeto foi aprovado e apoiado com muito carinho pela prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro. É um projeto voltado para a saúde da Mulher, onde a gente faz a prevenção de doenças no colo do útero. O exame é fácil e quero agradecer a adesão dos nossos queridos profissionais nesse que é o 1º Mutirão Municipal da Citologia”, destaca a gestora.

Fernanda Linhares, coordenadora da UBSF do Parque Recreio, destaca que o exame é preventivo. "Esse exame é grande importância para a saúde da Mulher. Ela precisa fazer todo ano para detecção do câncer do colo do útero e a cada dois exames consecutivos negativos, ela pode fazer o exame a cada três anos”, explica.

"O teste é muito bom e a gente evita desenvolver o câncer do colo de útero", disse a dona de casa, Meire Feitosa Nunes, que fez o exame e fez um convite às mulheres: “Vamos mulheres fazer esse exame de prevenção que é muito bom para a saúde da gente”.

Joana Teresa Costa, coordenadora da UBSF da comunidade Vertentes, disse que foram atendidas cerca de 20 coletas de exame preventivo na comunidade no sábado (25). "Essa coleta de citologia oncótica tem, por finalidade, diagnosticar precocemente o câncer de colo uterino e assim, evitar a evolução da doença”, explica.

A agricultora rural Elizete Francisca Paulino de Sousa participou do Mutirão de Citologia e fez elogios ao trabalho de coleta feito no sábado. "Agora que é sábado o dia da coleta dá para todo mundo vir se prevenir. Essa coleta a gente tem que fazer todo ano para prevenir a doença do câncer do colo do útero", falou.

Serviço

Durante 10 dias a Prefeitura de Piripiri, por meio da SESAM, vai fazer o exame de citologia nas UBSFs da zona Urbana e Rural. O exame é feito após coleta de células do colo do útero. Após a coleta, o material e enviado para um laboratório e, posteriormente, a paciente é informada do resultado.