top of page
  • Foto do escritorPref. de Piripiri

Prefeitura de Piripiri promove mais um Mutirão de Mamografia

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da SESAM (Secretaria de Saúde Municipal), está realizando mais um Mutirão de Mamografia no Centro de Saúde da Mulher. O trabalho teve início nesta segunda-feira, 6 de maio.



"Mais um Mutirão de Mamografia em Piripiri, projeto criado pela Prefeitura Municipal de Piripiri com realização da SESAM. Teve início nesta segunda-feira, dia 06, e vai até o dia 15. Serão 70 exames diariamente com mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos. Elas precisam comparecer ao posto de saúde do seu bairro e realizar sua inscrição; caso não seja possível, podem vir diretamente para o Centro de Saúde da Mulher que resolveremos”, disse Juliany Barbosa, coordenadora.



“A mamografia ainda é o principal meio de prevenção para evitar o câncer de mama. Promovemos saúde para prevenir esse tipo de mal, evitando que ele se alastre. O Centro de Saúde da Mulher fica aberto de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde”, complementou Julianny.


Roselane Silva fez o exame e estava contente. “Todo ano tem e é de graça, sempre faço. Ficamos satisfeitas, porque é um exame caro. Agradeço à Prefeitura de Piripiri por esse trabalho”, disse.



Francisca Maria da Conceição também fez o exame e aprovou a iniciativa. “Muito bom, evita o câncer e só visa ajudar a gente”, disse.


Também conhecido como neoplasia, o câncer de mama é caracterizado pelo crescimento de células cancerígenas na mama. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o segundo tumor mais comum entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele, e o primeiro em letalidade.


Apesar dos dados alarmantes, sua ocorrência é relativamente rara antes dos 35 anos e nem todo tumor é maligno – a maioria dos nódulos detectados na mama é benigna. Além disso, quando diagnosticado e tratado na fase inicial da doença, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%.



Comments


bottom of page