Prefeitura de Piripiri promove ação educativa de trânsito dentro do Maio Amarelo

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), realizou mais uma ação educativa do projeto Maio Amarelo. A ação aconteceu na Av. Tomaz Rebelo, nas imediações da agência dos Correios, na região do Centro da cidade.

“Ação educativa hoje aqui na Avenida Tomaz Rebêlo. Estamos aqui para educar, orientar para que as pessoas usem equipamentos de segurança. Não estamos multando, estamos distribuindo capacetes e vamos fazer isso por toda a manhã. As ações continuam no decorrer do ano”, disse Jaime Melo, superintendente da Superintendência Municipal de Trânsito (SUTRAN).

Beatrice Pimentel, secretária de Saúde, falou sobre a ação. “Importante demais essa ação. As pessoas têm que utilizar capacetes e cinto de segurança. O Maio Amarelo é coordenado pela SESAM e com a tática da prevenção. Se as pessoas não se acidentarem, não irão para hospitais e consequentemente evitaremos muitas perdas. Hoje estaremos distribuindo capacetes. Acabo de entregar um para a aposentada Maria Alves que estava sem capacete e agora vai usar”, explicou.

“Hoje será uma intervenção educativa, cujo objetivo é auxiliar condutores de motos e de carros para usar o cinto de segurança e capacete”, disse Vanessa Araújo, diretora do DETRAN de Piripiri.

Alana Teresa Leal, educadora da Escola de Trânsito do Estado, esteve no local. “Hoje aqui em Piripiri haverá essa intervenção. Vamos incentivar os condutores usarem o trânsito de forma segura. Quem não estiver usando capacete vai deixar a moto aqui e pegar o seu capacete em casa. Temos que dizer quais são as regras para proteger e salvar vidas. Hoje não tem multa, mas tem educação”, frisou.

“Estava sem capacete e isso é errado. Estou esperando alguém trazer meu capacete de casa. Eles têm razão, é uma atitude correta”, disse Rafaela Souza, dona de casa que estava sem capacete. Ela precisou ser alertada e ficou esperando uma pessoa de sua casa trazer o equipamento para poder ser liberada.

Maria Salete Lima, disse que a ação é correta.

"Estava sem capacete e fui parada. Assim a gente é educada. estou gostando dessa atitude da prefeita Jôve Oliveira Monteiro”, finalizou Maria Salete Lima, aposentada.

O Movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em 2014, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.