Prefeitura de Piripiri inicia campanha do Agosto Verde

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde de Piripiri (SESAM), está realizando a campanha Agosto Verde, mês de combate a Leishmaniose Visceral (Calazar).

A médica veterinária, Dra Isla Medeiros, do Departamento de Vigilância em Saúde, dá mais detalhes. “Essa campanha combate o calazar. As ações se iniciam com os testes rápidos para saber se o animal tem ou não Calazar (geralmente são cães). E como acontece essa solicitação de testes? Você pode ir até ao ponto de apoio dos agentes de endemias, na avenida Raimundo Holanda, em frente ao Supermercado Mateus, ou pode ligar no número 9 9991-8116, fazer essa solicitação que a gente vai até a sua residência e realiza o teste. Se seu animal der positivo, ou a pessoa entrega o animal para que seja feita a eutanásia ou pode fazer tratamento.”, disse.

Ainda segundo Isla Medeiros, caso o dono do animal queira tratar, é necessário assinar um termo de responsabilidade pelo tratamento. “O cão não transmite a doença, mas o mosquito palha (Lutzomyia longipalpis) sim. O animal que positivar precisa fazer o tratamento correto: usar coleira repelente e o dono tem que assumir a responsabilidade com esse tratamento para que não haja transmissão para outras pessoas ou animais. Piripiri tem uma transmissão intensa do calazar e é importante a prevenção", explicou a médica veterinária.

Uma das formas de evitar a contaminação pelo mosquito, segundo a veterinária, é o uso de repelente, pois o mosquito transmissor é muito ativo, além da limpeza de quintais, já que o mosquito palha gosta de lixo e lugares úmidos.

O Calazar

O calazar é causada pelo protozoário parasita Leishmania que é transmitido pela picada de mosquitos-palha infectados. O parasita ataca o sistema imunológico e, meses após a infecção inicial, a doença pode evoluir para uma forma visceral mais grave, que é quase sempre fatal se não for tratada.