• Pref. de Piripiri

Prefeitura de Piripiri implanta Serviço de Inspeção Municipal

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) implantou o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), nesta segunda (21/11). O SIM é responsável por garantir a segurança alimentar, tendo como principal objetivo assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios produzidos em nosso município e que chegam até a mesa do consumidor. O evento de implantação do SIM aconteceu no auditório Ver. Milton Vieira, no Palácio do Povo de Perypery.

“Queremos proteger a saúde do consumidor, lutar contra abatedouros clandestinos. Essa lei já existia aqui e agora tiramos do papel. Temos que moralizar. Vem pessoas de fora com alimentos clandestinos, por isso o SIM está aí para fiscalizar. O empresário que trabalha com frangos, carnes, já pode procurar a SDR para se legalizar”, disse a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.


“Hoje estamos mostrando para a população, o SIM. Essa era uma prioridade da gestão e agora a população vai se alimentar com qualidade. O nosso corpo técnico já está preparado para essa inspeção. O Ministério Público e o Sebrae são parceiros e posteriormente vamos fiscalizar o queijo e a manteiga. Só temos que agradecer a prefeita por esse apoio. Só queremos legalizar todos”, disse Wilson Andrade, secretário da SDR.


Helder Freitas, gerente de Políticas Públicas do Sebrae esteve presente. “Estamos aqui com essa consultoria e o SIM fomenta o empreendedorismo, além de levar um alimento melhor para a mesa do piripiriense”, explicou.


“Sem dúvida, hoje é um momento de trazer os abatedouros para saber sobre as questões do SIM. Os abatedouros que tem que se legalizar e a partir de hoje. A prefeitura está à disposição. Eles podem procurar a SDR e a Vigilância vai fazer a fiscalização”, disse Elionardo Melo, diretor da Vigilância Sanitária de Piripiri.


Para Jefferson Alcântara, especialista em Defesa Animal e consultor do SEBRAE, o evento foi revelador. “Fomos convidados para implantar em Piripiri. Aqui já é lei e estamos capacitando as pessoas para fazerem esse trabalho de inspeção.