Prefeitura de Piripiri garante o Seguro-Safra para centenas de trabalhadores rurais

Com intuito de dar uma segurança aos trabalhadores rurais do município na hipótese de sofrerem perda de safra devido à estiagem ou por excesso de chuvas, a prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, assinou nessa quarta (27/10), no Palácio do Povo de Perypery, o termo de adesão do município ao Garantia-Safra.

Na oportunidade, a gestora municipal também deu posse ao Conselho de Desenvolvimento Rural de Piripiri (CMDR), outra reivindicação dos trabalhadores e proprietários rurais de Piripiri, além de entidades envolvidas com o setor agrícola.

“Aderimos hoje (27/10) ao Garantia-Safra, ou seja, em caso de estiagem ou excesso de chuvas, nós estaremos aqui, enquanto Prefeitura Municipal, ajudando 200 trabalhadores rurais, demonstrando todo o nosso amor pelos agricultores familiares e pequenos produtores rurais”, explica a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.

A medida tomada pela gestora, agradou aos representantes de vários seguimentos como o Antônio Soares da Associação dos Pequenos Rurais. “Quero agradecer a companheira Jôve (Oliveira Monteiro) por tudo e dizer que estamos para somar e fazer com que o município de Piripiri tanto da cidade quanto do campo possa ter o sabor da sua gestão”, frisa o sindicalista.

“Quero agradecer à nossa prefeita pela adesão ao programa, muito importante para os nossos agricultores”, destaca a representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Piripiri (STTR), Maria do Carmo Macedo.

O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Wilson Andrade, ressalta que o programa Garantia Safra estava desativado desde a gestão passada. “É um seguro que dá uma garantia para o nosso agricultor familiar, caso haja perdas na sua safra no próximo inverno. São cinco parcelas de R$ 170,00 para aquele agricultor que for selecionado pelo Conselho de Desenvolvimento Rural de Piripiri (CMDR)”, explica o secretário.

Também estiveram presentes: o vice-prefeito Hilton Osório, secretário de Administração (SEAD), José Gomes do Amaral Neto, além de técnicos e assessores municipais.