top of page
  • Foto do escritorPref. de Piripiri

Prefeitura de Piripiri faz lançamento oficial da campanha Agosto Lilás

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETAS), lançou nesta quarta-feira (09/08), a campanha Agosto Lilás, que tem como objetivo promover a conscientização da sociedade para a necessidade do enfrentamento às diversas formas de violência contra as mulheres. O evento aconteceu no auditório Milton Vieira, do Palácio do Povo de Pery Pery.



“A violência tem crescido muito, mas as mulheres passaram a denunciar mais. Houve um pico de ocorrências durante a pandemia e, agora, na pós-pandemia estamos otimizando essa rede de apoio às mulheres. Enquanto sociedade civil organizada, temos que nos preparar e, lado a lado com os homens, buscar essa proteção diária às mulheres. E o Agosto Lilás é para continuarmos essa grito de alerta, que tem que ser o ano inteiro”, disse a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.



Cínthia Rezende, secretária da SETAS, dá mais informações. “Hoje tivemos a abertura da campanha Agosto Lilás onde buscamos conscientizar as mulheres de que elas devem denunciar qualquer tipo de ato de violência, seja física ou psicológica. Durante todo o mês, na nossa programação, teremos atividades para profissionalizar as mulheres que têm todo o nosso apoio. Em qualquer sinal de violência, denuncie! O silêncio mata", externou a secretária.


Marisa Mônica, presidente do Conselho dos Direitos de Defesa da Mulher, presente ao evento, falou da programação do Agosto Lilás. “Hoje é mais um grande evento da Prefeitura de Piripiri. Lançamos oficialmente o Agosto Lilás 2023, onde teremos uma grande programação: aulões de dança, a 1ª Marcha Lilás, além de diversos cursos profissionalizantes buscando o empoderamento financeiro das mulheres; mobilizações em bares buscando conscientizar as pessoas sobre a temática do enfrentamento à violência contra as mulheres, bem como outros atendimentos que serão realizados nas unidades socioassistenciais da SETAS. Lembramos, entretanto, que o combate à violência contra as mulheres é todo dia", afirmou a presidente.


A delegada Kamila Martins, titular da Delegacia da Mulher de Piripiri, falou sobre a luta contra a violência às mulheres. “Há uma luta diária nesse combate à violência doméstica, que perpassa diariamente pelo nosso esforço, da Polícia Civil, Polícia Militar, PRF e toda rede de apoio da qual faz parte a Prefeitura, a SETAS, entre outros. Por isso é tão importante esse tipo de evento que venha conscientizar a sociedade civil, às mulheres, que são o foco dessa ação, para que elas entendam os riscos aos quais elas podem estar submetidas e que constituem crimes. É uma luta diária que passa pela conscientização e conhecimento da rede de apoio existente e da possibilidade de romper o ciclo de violência sem estar submetida a isso.", esclareceu a delegada.


Agosto Lilás


O oitavo mês do ano, o agosto, é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher por meio da campanha que busca chamar a atenção da sociedade para o tema. A campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha, que em 2023 completa 17 anos. Surgiu para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência tais como: física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.


Vítimas de agressão podem ligar para o Centro de Referência de Assistência Social (CREAS). O número é 86 9 9821 8844.




Comments


bottom of page