A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM) e com apoio do Castra Móvel, do Governo do Estado do Piauí, deu início às cirurgias de castração de cães e gatos na cidade, em animais previamente habilitados. As intervenções estão sendo realizadas nas clínicas Raça Forte e Planeta, com o objetivo de controlar a população de animais e prevenir a transmissão de doenças.
Paloma Medeiros, veterinária do Planeta Animal, destacou a importância da castração para o controle populacional e a saúde dos animais: "São dez animais por dia, começando pelas gatas fêmeas. Serão realizadas 133 cirurgias apenas em nossa clínica. Os donos estão sendo convocados de acordo com a demanda", explicou.
Laura Mousinho, veterinária da Raça Forte, deu detalhes. ” Serão 133 animais castrados aqui na nossa empresa e esse trabalho é oportuno para evitar a extrema natalidade e também para a saúde deles”, disse.
Elionardo Melo, diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, expressou satisfação com a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado: "Estamos contentes com mais esta parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (SEMARH). Sempre são ações que beneficiam nossa população. A prefeita Jôve Oliveira Monteiro tem um alinhamento e amizade estreitos com o governador Rafael Fonteles e isso possibilita a fomentação de ações como essas em Piripiri".
O Castramóvel é uma iniciativa promovida pelo Governo do Piauí, por meio da SEMARH, como parte do Programa ECO Piauí. Em 2023, 543 animais foram castrados e receberam implantação de microchip, enquanto 1.610 foram atendidos no âmbito do projeto.
Comments