top of page
Foto do escritorPref. de Piripiri

Prefeitura de Piripiri capacita agentes de saúde e fisioterapeutas no combate à hanseníase

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), realizou uma capacitação sobre o combate a hanseníase nesta terça-feira, 12 de novembro de 2024. O evento ocorreu no Memorial Expedito Rezende e teve como público-alvo os agentes de saúde e fisioterapeutas do município.



“Estamos realizando esta reunião com a especialista em dermatologia, com o objetivo de falar sobre a doença para os agentes de saúde. À tarde, será a vez dos fisioterapeutas. Eles irão ensinar aos profissionais como detectar pessoas em nossa comunidade com hanseníase e agir precocemente contra esse mal”, afirmou Elionardo Melo, diretor da Vigilância em Saúde de Piripiri.


Alison Aguiar, coordenador da luta contra a doença na SESAM, detalhou: “Hoje é um momento ímpar para qualificarmos esses profissionais. Eles estão no dia a dia, nas casas dos pacientes, e podem reconhecer os sintomas e iniciar o tratamento o quanto antes”, disse.


A médica dermatologista Evandra Nogueira, palestrante do evento, também comentou: “Estamos em mais um treinamento para que os agentes comunitários fiquem mais atentos a essa doença, já que eles têm uma grande circulação e podem identificar os sinais nas pessoas. Sou dermatologista e hansenóloga, e estamos atentos a tudo isso”, explicou.


Luzanilson Canuto, agente de saúde da Furnas, comentou: “É importante essa capacitação para todos nós. Agora podemos observar melhor e estamos confiantes na luta contra essa doença”, finalizou.


A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é causada pela infecção pela bactéria Mycobacterium leprae. Ela afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos.


Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele, com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés. A doença pode ser curada com um tratamento de 6 a 12 meses, utilizando diversos medicamentos. O diagnóstico e o tratamento precoce evitam deficiências.




Comments


bottom of page