Prefeitura baixa novo decreto em Piripiri com novas medidas já adotadas pelo Governo do Estado

A Prefeitura de Piripiri baixou, na última terça (16), o Decreto Nº 31 com as novas medidas de enfrentamento da covid-19 no município até o domingo (21), seguindo as orientações do Governo do Estado. Entre as novidades adotadas, a proibição de celebrações religiosas e a suspensão de todas as atividades não-essenciais das 21h desta quarta (17) até meia noite de domingo (21).

“A nossa prioridade é salvar vidas e não podemos relaxar quanto às medidas a serem adotadas para frear a contaminação de pessoas aqui em Piripiri. Por isso, é tão necessário obedecer ao decreto, mas principalmente, sensibilizar as pessoas para que se coloquem no lugar das famílias enlutadas”, declara a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.

De acordo com o Decreto Nº 31, o comércio em geral funciona até às 17h. Está vedada a promoção de festas, eventos, confraternização que gerem aglomeração, seja no estabelecimento ou no entorno. Bares, restaurantes, lanchonetes, trailers etc só podem funcionar até às 20h, podendo usar som mecânico desde não causem aglomeração.

Funcionam por delivery ou drive-thru

Entre as novas medidas adotadas, a partir das 21h desta quarta (17) até meia-noite de domingo (21), só vão poder funcionar em Piripiri, neste período, as atividades consideradas essenciais, mas somente pelo sistema de delivery ou drive-thru. As celebrações religiosas estão proibidas pelo novo decreto.

São consideradas atividades essenciais: mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, padarias, além de bancos, lotéricas, farmácias, oficinas mecânicas e borracharias; distribuidoras e transportadoras; serviços de segurança pública e vigilância; serviços de alimentação preparada e bebidas; postos revendedores de combustíveis e distribuidoras de gás.

Outras atividades classificadas como essenciais como lojas de conveniência e lojas de produtos alimentícios situadas em rodovias estaduais e federais, podem funcionar exclusivamente para atendimento de pessoas em trânsito; e hotéis com atendimento exclusivo dos hóspedes, segundo o decreto municipal.

Toque de recolher

O toque de recolher, quando as pessoas ficam proibidas de circular em espaços e vias públicas ou espaços e vias privadas, equiparadas a públicas, será mantido no horário das 21h às 5h. A novidade é que a restrição será estendida desta quarta (17) até segunda (dia 22).

Máscara e fiscalização

As pessoas também ficam proibidas de circular sem máscara de proteção. A fiscalização caberá à Vigilância Sanitária, com apoio da SUTRAN, demais órgãos, e das Polícias Militar e Civil, podendo solicitar ainda apoio da PRF e do Ministério Público.

Confira o decreto:

DECRETO MUNICIPAL N° 31