• Foto do escritorSESAM

Prefeitura amplia horário de três UBSFs para atender população pelo projeto Piripiri Cuida

A partir de hoje (17/12), três Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) em Piripiri, dos bairros Fonte dos Matos, Floresta e no Residencial Petecas I, II, III e IV (Petecão), vão funcionar das 17h às 21h, com atendimento médico às segundas, terças e quartas-feiras. A mudança visa melhorar o atendimento da população em virtude do aumento de casos de pessoas com síndrome gripal que atinge todo o país.

A estratégia da Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretária de Saúde Municipal (SESAM), é parte das ações do projeto Piripiri Cuida, voltado para proteger a população em todas as áreas, tendo como prioridades a da Saúde.

A decisão foi tomada pela prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, em reunião com o secretário da SESAM, Gabriel Mauriz, e assessores da pasta e do Gabinete da Prefeita, diante de análise dos números de atendimento no Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR) e do aumento de casos de covid-19.

“Percebemos que o atendimento no HRCR, à noite, lota mais. A demanda é tão grande que é impossível atender todos que buscam o atendimento. Então, vamos nessa parceria com o hospital, que é comandado pelo Governo do Estado, ajudar a diminuir a espera pelo atendimento. Para isso, três postos de Saúde, Floresta, Peteção e Fonte dos Matos serão abertos à noite, das 17h às 21h, para as pessoas serem atendidas por médicos e outros profissionais”, explica a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.

O secretário da SESAM, Gabriel Mauriz, informa que a escala de atendimento já está definida para as três UBSFs na zona Urbana de Piripiri. “Desde a semana passada, estamos nos reunindo com o Hospital Regional Chagas Rodrigues que vai ser a porta de entrada para receber os casos graves tanto de síndrome gripal como de covid-19”, explica o secretário, acrescentando que “com essa parceria melhora o atendimento da população de Piripiri”.

“Não há casos registrados de H3N2 em Piripiri. Quanto a covid-19 estamos há mais de 70 dias sem óbito por covid-19 e nem pela gripe Influenza ou pela variante dela, a H3N2”, esclarece o secretário Gabriel Mauriz.

Serviço

Em Piripiri, estão disponíveis para atender a população: as Unidades de Saúde Básica da Família (UBSFs) que funcionam de 2ª a 6ª feiras, das 7h às 11h, e das 13h às 17h. Já o Centro Covid também funciona durante a semana, no horário das 7h às 11:30 e das 13:00 às 17h, sem intervalo para almoço. O Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), atende 24h por dia, todos os dias.