Prefeita reúne secretários e equipe da Defesa civil para monitoramento de áreas afetadas pelas chuva

A Prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, reuniu, nesta sexta-feira (27/01), secretários municipais e uma equipe da Defesa Civil do Governo do Estado para avaliar os estragos provocados pelas chuvas no município. O encontro aconteceu no Palácio do Povo de Perypery, no Centro Administrativo, e foi seguido por uma visita ‘in loco’ a vários pontos críticos na cidade.

Na oportunidade, a gestora solicitou um diagnóstico sobre a situação do município na cidade e zona Rural, em razão das fortes chuvas registradas nos últimos dias. O relatório com o diagnóstico da situação tem caráter emergencial para as primeiras ações.

A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, destaca que é preciso unir forças para localizar as áreas de riscos e fazer as intervenções necessárias. “Queremos pedir a colaboração do povo de Piripiri porque não só o Poder é capaz de fazer, mas temos que nos unir e pedir as pessoas para não joguem lixo em áreas inapropriadas”, frisa a gestora.

Após a reunião, a prefeita, os secretários e a equipe da Defesa Civil, que é vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAD), e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Serviços Públicos (SEDESP), visitaram alguns pontos críticos que deverão passar por intervenção.

O engenheiro da Defesa Civil do Governo do Estado, Kelson França, informa que o trabalho inicial foi realizado pela visita técnica. “Estamos fazendo uma rota por toda a cidade juntamente com a equipe municipal da SEMAD. Vamos fazer um trabalho preventivo e de reconhecimento do que é possível fazer e atuar no sentido de ajudar a Defesa Civil municipal”, pontua.

O superintendente de Defesa Civil da SEMAD, Diógenes Cruz agradeceu a presença da Defesa Civil estadual que viu ‘in loco’ as dificuldades enfrentadas ao longo do riacho Cabresto e por todos os seus afluentes. “Vamos agilizar ações e dar mais segurança para a população em virtude das chuvas recorrentes em nosso município”, frisa.

“Já percorremos todos os pontos críticos apontados pelos nossos técnicos. Enfim, juntamos as secretarias para junto com a Defesa Civil para dar tranquilidade à população”, disse o superintendente da SEDESP, Louro Lopes, acrescentando que “quando estiver chovendo, as pessoas devem evitar as áreas de risco”.

Também participaram da reunião, o deputado federal Flávio Nogueira (PDT) e o líder político e suplente de deputado estadual, Genival Sales (PT).

Serviço

Segundo a Defesa Civil, entre os pontos críticos de Piripiri, que devem ser evitados em caso de chuvas, estão: Barragem do Horto Florestal, travessia do Balão do Engancho na BR-343 e ponte sobre o Riacho Conceição na PI-327 - Rodovia Arthur Gonçalves de Sousa (antiga Vicente Fialho) que dá acesso ao açude Caldeirão.