top of page
  • Foto do escritorPref. de Piripiri

Prefeita recebe umbandistas e garante apoio ao 1º Grande Encontro das Comunidades Tradicionais

A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, recebeu integrantes de terreiros de Umbanda do município, nessa quinta (04/05). Na oportunidade, os umbandistas apresentaram uma carta de solicitações e um pedido de apoio para realização do 1º Grande Encontro das Comunidades Tradicionais de Piripiri.



A reunião com os umbandistas aconteceu na sala de reuniões do Palácio do Povo de Perypery, zona leste da cidade.


De acordo com os organizadores, o 1º Grande Encontro das Comunidades de Piripiri é comemorativo aos 80 anos da Umbanda no município. O evento acontecerá no próximo dia 13 de maio, na quadra esportiva Pedro Velho, próximo ao Centro Administrativo.


A programação prevê concentração no Complexo Turístico de Nossa Senhora dos Remédios, no Morro da Saúde, zona leste da cidade. De lá, os umbandistas seguem em cortejo pela Av. Capitão Manoel de Oliveira até a quadra Pedro Velho.


Os grupos quilombolas das comunidades Marinheiro e Sussuarana irão se apresentar, além de grupos de capoeira e de terreiros de Umbanda.


“Temos que abraçar todas as manifestações, todas as culturas, nenhuma é maior, melhor ou mais importante do que a outra. São diferentes, mas todas são importantes. Estamos nesse encontro com os umbandistas de Piripiri falando um dos bens mais importante de nossa vida que é fé”, disse a prefeita Jôve Oliveira Monteiro, acrescentando que vai apoiar o evento.



O pai Luciano de Xangô agradeceu pela recepção feita pela prefeita Jôve Oliveira Monteiro. “Ela nos recebeu com muito carinho. Foi uma reunião bastante produtiva e estamos muito confiantes de que esse evento será representativo de nossa classe e nossa cultura em Piripiri”, reconheceu o pai de santo.

“A Umbanda é uma manifestação de mais de 80 anos em Piripiri e nesse período, o nosso povo foi vítima de grande intolerância religiosa, inclusive a mãe de santo, de raiz, ela chegou a ser presa em Piripiri por tocar o seu tambor”, lembra pai Luciano de Xangô.


Umbanda


A Umbanda é uma religião monoteísta e afro-brasileira, surgida em 1908, fundada por Zélio Fernandino de Moraes. A primeira casa de Umbanda de Piripiri data de 1946, mas já existia a prática de religião antes do início das atividades de forma regular.

תגובות


bottom of page