Prefeita Jôve Oliveira trata da criação de usina para tratamento de lixo em Piripiri

A Prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, recebeu nesta segunda-feira (06/03), o diretor geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, Magno Pires, e o presidente do Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCT), Marcos Andrey Vasconcelos. A reunião tratou da criação de uma usina para tratamento integral de lixo a ser instalada no município de Piripiri. O encontro aconteceu na sala de reuniões do Palácio do Povo de Pery Pery.

O diretor Magno Pires falou sobre a instalação da usina. “Começamos esse trabalho por Picos e agora vai ser instalado também em Piripiri. Será um investimento de R$ 18 milhões de reais, gerando 160 empregos diretos e recuperando o lixo passivo dos lixões, onde todo o lixo é tratado”, afirmou Magno Pires.

Para Marcus Andrey Vasconcellos, a usina será instalada com muita segurança e os resultados serão bastante positivos. “O projeto é de uma instalação de uma usina de beneficiamento de resíduos. Vamos transformar esse resíduo em biogás, energia elétrica, biofertilizante e material termoplástico como telhas, tijolos, etc. Fazemos tudo isso sem queimar, vamos aproveitá-lo 100%”, explicou o presidente do INCT.

De acordo com a prefeita Jôve Oliveira, a conversa foi muito positiva. “Recebendo a equipe com essa novidade e um alerta que é a consciência ambiental. É questão mundial e agora está chegando aqui para nós. Há uma possibilidade real dessa indústria aqui na nossa Cidade e com investimento alto e muita geração de emprego. É mais um demonstrativo ao município que ele tem capacidade de fazer gestão “, informou a gestora.

Para o superintendente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (SEMAD), Dário Soares, a usina será um marco em Piripiri. "Vai resolver todo o problema do lixo doméstico de nossa cidade e a população vai ganhar muito com isso. Essa usina virá para isso”, concluiu o superintendente.