Prefeita Jôve Oliveira sanciona projeto com novo piso de ACSs e Agentes de Endemias


A prefeita Jôve Oliveira Monteiro, recebeu nessa sexta-feira (22/07), na Prefeitura Municipal de Piripiri, os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias da cidade, para sancionar o projeto que prevê piso de dois salários mínimos para esses profissionais. A reunião ocorreu no auditório Milton Vieira, no Palácio do Povo de Pery Pery.


Desde segunda-feira, dia 18, a prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro vem recebendo e dialogando com representantes dos agentes de saúde e de endemias do município. Na oportunidade ela apresentou um projeto de lei propondo o piso de dois salários mínimos aos referidos profissionais, que seguiu para apreciação e votação da Câmara Municipal.


A sessão extraordinária para aprovação da lei que regulamenta o piso salarial do ACSs e agentes de endemias que muda de R$ 1.550,00 para R$ 2.424,00 foi realizada nesta quinta-feira, 21 de julho, na Câmara dos Vereadores de Piripiri. O projeto aprovado por unanimidade no plenário lotado por profissionais, foi sancionado pela prefeita Jôve Oliveira nessa sexta-feira.


“Fruto de uma luta de 11 anos e agora deu tudo certo. A gestão anterior não fez e agora nós sancionamos. Já na segunda-feira receberão seus salários e nunca será menos de dois salários mínimos”, disse a prefeita.


Para a vereadora Beatrice Pimentel, foi um dia muito especial. “Ontem tivemos um marco de valorização de nossa gestão. Desde 2019 lutamos por esse aumento. Regularizamos o piso na época, foi parcelado e agora conseguimos com a sensibilidade de nossa gestão”, explicou.


“Grande satisfação. Estamos valorizando duas classes super importantes para a saúde pública”, disse Gabriel Mauriz, secretário de Saúde.


Para Raulino Pereira, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Piripiri, o dia foi histórico. "Dia de gratidão, lutamos há muito tempo por isso. A prefeita atendeu muito bem o que a categoria estava querendo e hoje foi a sanção”, afirmou.