Piripiri será pioneira no Programa de Telemedicina no Estado do Piauí

A Prefeitura Municipal de Piripiri, com apoio do Governo do Estado do Piauí, vai instalar o Programa de Telemedicina em Piripiri. O projeto organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) será instalado em breve na cidade. Nesta quarta-feira (1º/02), a prefeita Jôve Oliveira Monteiro esteve reunida com uma comissão para debater o assunto no Palácio do Povo de Perypery.

O Programa de Telemedicina é um processo avançado para monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames. Estes exames são avaliados e entregues de forma digital, dando apoio para a medicina tradicional. A telemedicina já é utilizada em todo mundo, de forma segura e legalizada, estando de acordo com a legislação e as normas médicas. A prática se popularizou mais durante a pandemia de Covid-19, quando o governo brasileiro liberou também as teleconsultas.

"Estou muito feliz em receber por determinação do nosso governador Rafael Fonteles, uma comissão que vai implantar a Telemedicina em Piripiri. Nós temos 224 municípios no nosso Estado e Piripiri será a primeira a ser contemplada no nosso Estado. As 31 UBSFS de nossa cidade receberão esse projeto inovador de tecnologia. Com esse projeto, o cidadão pode fazer uma consulta por celular, sem precisar sair de casa. Uma inovação que será ótima para idosos, por exemplo", disse a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.

"O Governo Federal lançou uma nova legislação em que a saúde pode ser digital. Esse novo modelo de atendimento será lançado em Piripiri e o projeto piloto será aqui na cidade de vocês, a Telemedicina. Piripiri será a sede, a primeira cidade a ser empregado esse projeto piloto, que vai trazer saúde para as UBSFs da cidade, com médico 24 horas por dia, os sete dias da semana. Serão consultas através de celular, os laudos serão conjuntos por via digital. A implantação deve começar ainda em fevereiro, mas só estará definitivamente pronto em abril", disse Vítor Almeida, presidente da Investe Piauí e parceiro da SESAPI.

"A Integra será a empresa que vai instalar o Programa de Telemedicina em Piripiri. Os conceitos e a aplicabilidade já fizeram isso em outras UBSFs e vamos colocar agora aqui na cidade de vocês. O posto de saúde terá mais autonomia na questão dos casos dos pacientes", disse Beto Castro, tecnólogo da Integra.

Gabriel Mauriz, diretor do Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), destaca o avanço do programa. "Estamos empolgados, acreditando nessa tecnologia que vai avançar nossa saúde e vai trazer uma série de melhorias para a população. Um serviço que só vem engrandecer nossa cidade", finalizou.