top of page
  • Foto do escritorPref. de Piripiri

Piripiri será o primeiro município do Brasil a implantar Programa de Telemedicina nas UBSF’s

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), com apoio do Governo do Estado do Piauí deu início à implantação do Programa de Telemedicina no município. Será o primeiro município do Estado e do país a oferecer o serviço gratuito para população.


Nessa quarta-feira (15/02), técnicos da Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI) começaram o treinamento com os servidores da Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) do município.


O treinamento foi realizado no auditório Vereador Milton Vieira no Palácio do Povo de Perypery, no Centro Administrativo, zona Leste da cidade. A capacitação se estendeu até esta quinta-feira, dia 16 de fevereiro.


A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, lembra que o município será o primeiro no Estado e do Brasil a oferecer esse serviço gratuito de Telemedicina em toda rede de atendimento. "Nossa gratidão ao governador Rafael Fonteles pela escolha de Piripiri para ofertar essa tecnologia, um avanço para oferecer saúde de qualidade. Seremos os primeiros do país a ofertar a Telemedicina", destaca.



“Ficamos felizes que, na manhã de hoje (15/02), a Telemedicina começou os treinamentos para ela ser instalada em Piripiri. Esse treinamento é para isso. Estamos treinando o nosso povo. Na UBSF 13, onde o coordenador é o enfermeiro chefe Carlos Alberto, ela já está funcionando. Lá, se faz uma triagem, faz-se um eletro e se for o caso, o assunto já é encaminhado para o setor em São Paulo. O médico atende a pessoa por chamada de vídeo e ele já sai medicado", explicou Beatrice Pimentel, secretária de Saúde de Piripiri.


André Rocha, técnico da empresa Integra, responsável pela instalação do Programa no município disse os profissionais de todas as UBSFs serão treinados. “É para colocar esse programa em breve em toda a cidade. Já a questão do atendimento por celular será em outro momento. A ideia é que Piripiri seja a primeira cidade no Brasil a ter a Telemedicina”, disse o técnico.


“Na verdade, hoje todos estão dando um passo a mais. Esse projeto vai beneficiar a saúde de todos em Piripiri. O Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR) será beneficiado porque se resolvermos problemas na atenção básica, o fluxo vai ser diminuído no hospital, será bom para todos. Uma interligação maior com as UBSFs”, disse Gabriel Mauriz, diretor do hospital.


“De extrema importância, um contato maior com a comunidade e sendo virtual melhora muito, se aproxima cada vez mais do povo. A Telemedicina vai ser um avanço muito grande e, principalmente, para a zona rural. Agradecer à prefeitura por esse trabalho”, concluiu Mara Viana, coordenadora da UBSF da Comunidade Várzea, zona Rural de Piripiri.


Programa de Telemedicina

O Programa de Telemedicina é um processo avançado para monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames. Estes exames são avaliados e entregues de forma digital, dando apoio para a medicina tradicional.

Comments


bottom of page