• Foto do escritorSESAM

Piripiri requisita vacinas ao Estado para completar vacinação de idosos entre 70 e 79 anos

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM) requisitou através de ofício nº 13/2021 à Coordenação Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) o envio de 682 doses para vacinar com a 1ª dose os idosos de 70 a 79 anos e também de 80 a 89 anos. O ofício de 13/04, atende também a uma solicitação do Ministério Público da Comarca de Piripiri, que pediu informações à SESAM sobre a vacinação não realizada nos idosos.

Segundo a coordenadora de Imunização da SESAM em Piripiri, Ylana Sampaio, foram prestados todos os esclarecimentos ao promotor de Justiça, Nivaldo Ribeiro. “O quantitativo de doses de vacina recebida por Piripiri, para o público-alvo da faixa etária de 70 a 79 anos, não condiz com a realidade populacional desta faixa etária residentes no munícipio”, explica a coordenadora.

Ela lembra que foram recebidas 2.910 doses da vacina pela SESAM, o que corresponde a 100% da remessa registrada pela Coordenação Estadual de Imunização da SESAPI, mas não foi suficiente para imunizar todos os idosos. “As doses enviadas estavam baseadas no Censo de 2010, porque não houve censo em 2020, devido à pandemia”, explica a coordenadora Ylana Sampaio.

“Com ajuda das equipes das Unidades Básicas de Saúde (PSFs), por meio dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e, especialmente, com ajuda dos agentes comunitários de saúde, fizemos todo o levantamento de quem precisa ser vacinado: os idosos na faixa de 70 a 79 anos e os idosos de 80-89 anos que também não foram contemplados no período da vacinação. As listas com nome completo e data de nascimento dos idosos foram enviadas à SESAPI e ao Ministério Público. Com isso, estamos aguardando a nova remessa para fazer a imunização”, destaca Ylana Sampaio.

O secretário de Saúde, Gabriel Mauriz, também já se manifestou sobre o caso e garante que tão logo cheguem as vacinas, os dois grupos de idosos serão vacinados. “Então, quero tranquilizar a esses piripirienses que não se vacinaram que a SESAM já está no trabalho árduo e diário em busca de resolver essa problemática” garante o secretário.