Piripiri receberá a Carreta da Saúde de combate à Hanseníase na próxima segunda, dia 23

Na próxima segunda (23/05), a Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), fará atendimento gratuito à população na Praça da Bandeira, zona Centro, com ajuda da Carreta da Saúde de combate à Hanseníase. O serviço preventivo da doença será disponibilizado até quarta-feira, dia 25 de maio.

Na oportunidade, vão ser realizadas também consultas médicas com avaliação dermatológica de manchas suspeitas de hanseníase de forma gratuita. Também será oferecido atendimento com profissionais de Enfermagem, avaliação com fisioterapeutas e realizados exame de baciloscopia para hanseníase.

A Chefe do Setor de Hanseníase da SESAM, enfermeira Denise Paiva Ximenes, lembra que a “hanseníase é uma doença que tem cura, porém, quando não tratada ou tratada tardiamente, ela pode deixar algumas sequelas. O tratamento da doença é gratuito e pode durar de seis meses a um ano”, explica Denise Paiva Ximenes.

“A hanseníase afeta, principalmente, a pele e os nervos, tendo como sintomas mais comuns, manchas na pele que pode ter ou não alterações na sensibilidade, caroços avermelhados no corpo e dormência nos membros, nos braços e nas pernas. Também dores nos nervos, entre outros sintomas”, explica enfermeira Denise Paiva Ximenes.

De acordo com a SESAM, o objetivo da Carreta da Saúde é fortalecer o controle da Hanseníase, melhorar os indicadores de Saúde, assim como diagnosticar novos casos da doença em Piripiri.

Denise Paiva Ximenes orienta a quem buscar o atendimento na Carreta da Saúde de combate à Hanseníase que leve o cartão do SUS. “Identificou, tratou, curou. Vamos juntos tratar essa doença”, frisa Ximenes.

Serviço

A Carreta da Saúde de combate à Hanseníase estará na Praça da Bandeira, no Centro de Piripiri, no período de 23 a 25 de maio, no horário das 7h às 14h. A carreta é uma parceria da Novartis com o Ministério da Saúde e o município de Piripiri.