• SESAM

Piripiri não registra óbitos por covid-19 há mais de uma semana


O município de Piripiri há oito dias não registra novos óbitos por covid-19, segundo levantamento dos boletins epidemiológicos diários divulgados pela Secretaria de Saúde Municipal (SESAM). O último óbito aconteceu na quarta (16/06.


A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, disse que a pandemia tem sido um desafio para qualquer gestor no país e, desde quando assumiu a gestão, uma das primeiras medidas foi determinar que a SESAM trabalhasse em parceria com o Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), somando esforços no combate à doença.


“Graças a Deus estamos há oito dias sem óbito por covid-19 no hospital, aqui em Piripiri, e vamos continuar trabalhando para cuidar da nossa gente, vacinando cada vez mais pessoas e cuidando de quem está doente, seja internado ou em casa”, defende a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.


O secretário de Saúde, Gabriel Mauriz, informa que, semanalmente, uma comissão interna da SESAM avalia a situação da covid-19 em Piripiri, desenvolvendo um trabalho muito responsável e com planejamento. “As nossas decisões têm sido resolutivas para que possamos diminuir os números da covid-19 em nosso meio, como a vacinação, imunizando as pessoas, além das campanhas de sensibilização dos piripirienses que têm andado de mãos dadas com a gestão da prefeita Jôve Oliveira Monteiro”, destaca que o secretário.


Gabriel Mauriz lembra, entretanto, que não é hora de baixar a guarda porque há 132 casos ativos e 14 pessoas testaram positivo nas últimas 24 horas para a covid-19, segundo o Boletim Epidemiológico divulgado nessa quarta (23/06). Há também um paciente na clínica médica covid e quatro pacientes na UTI do HRCR.


“Nosso objetivo é zerar, cessar esses números, mas para isso a população precisa continuar nos ajudando, usando máscara, evitando as aglomerações, mantendo distanciamento físico e fazendo a higienização das mãos com água e sabão ou com álcool em gel. Então, nós vamos vencer a covid-19. Todo mundo de braços dados, tanto a gestão pública quanto os piripirienses”, declara Gabriel Mauriz.


Segundo o vacinômetro da SESAM divulgado na última quarta-feira (23/06), foram aplicadas 23.795 doses de vacina contra a covid-19 em Piripiri. Foram 17.845 pessoas vacinadas com 1ª dose e mais 5.950 que receberam imunização com duas doses de vacina.