top of page
  • Foto do escritorSESAM

Piripiri iniciará projeto piloto do APP IPeS para agilizar vacinação da população contra COVID-19


Piripiri vai ser uma das quatro cidades de um projeto piloto chamado Plataforma Eletrônica da Saúde - IPeS. O APP (aplicativo) é uma encomenda tecnológica, que foi idealizada pelo Consórcio Nordeste, conforme o novo marco legal da inovação no combate à COVID-19. A escolha do município de Piripiri foi feita pelo governador Wellington Dias pelo bom desempenho na campanha de vacinação e o principal objetivo é ajudar na agilidade na hora de agendar a imunização contra a doença.


A parceria é com o Consórcio Nordeste, coordenada pela Secretaria de Saúde Municipal (SESAM). “O APP IpeS vai ser um prontuário eletrônico para o cidadão. Ele vai conectar informações, mas para o uso a curto prazo a vacina vai ser o carro chefe para agendamento contra a COVID-19”, explica a superintendente de Saúde da SESAM, Dra. Carla Nayara Souza.

A superintendente informa também que o agendamento será todo feito pelo celular e o aplicativo pode ser baixado a partir da próxima segunda-feira (dia 28/06).


“Informamos também que terá uma Central de Vacinação contra a Covid-19 específica que será no auditório Germayron Brito e optamos por essa central para auxiliar no entendimento desta plataforma. Nesse primeiro momento será de avaliação e os enfermeiros aos poucos vão aderir para essa tecnologia”, disse Carla Nayara Souza.


Através do IPeS, a pessoa vai marcar sua imunização sem sair de casa. A quantidade de doses será limitada porque os postos continuam a ofertar as doses. Em breve, o aplicativo não será só vacinação, mas um prontuário eletrônico que disponibilizará acesso a consultas e exames.


“Como o foco inicial é o combate à COVID-19, os dados que estarão disponíveis serão do sistema de informação da atenção básica (atendimento realizado nos postos de saúde) e também os resultados de exame da doença feitos na rede pública e notificações de COVID-19”, observa a superintendente.

bottom of page