• Foto do escritorSESAM

Piripiri imuniza idosos de 85 a 89 anos com 2ª dose de vacina

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), aplicou, nesta quinta (03), a segunda dose da vacina para idosos de 85 a 89 anos. Cerca de 350 idosos receberam a imunização pela modalidade drive-thru, em posto na frente da SESAM, na Av. Raimundo Holanda Sobrinho, zona Leste da cidade.

A coordenadora de Imunização da SESAM, Ylana Sampaio, disse que a vacinação seguiu um ritmo tranquilo, dentro da normalidade, sem nenhum intercorrência, mas fez um alerta para procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBSF) os idosos que não se vacinaram.

“O idoso que não pode vir, por estar com covid-19, ou apresentou sintomas da doença, tem que aguardar os 28 dias, após o teste positivo para estar recebendo a vacina. Caso tenha sintomas gripais, também a orientação é para primeiro fazer o teste para depois tomar a segunda dose da vacina” explica Ylana Sampaio.

A aposentada Raimunda Escórcio de Amorim, de 89 anos, disse que estava alegre porque esperou muito pela vacina. “Eu espero que todo mundo alcance ser vacinado e que Deus ajude que essa doença terrível desapareça para sempre”, declarou.

O ex-prefeito de Piripiri, Jônatas Melo, agradeceu pela vacinação. “É uma alegria muito grande. É como se você estive quase morto e ressuscita. Eu agradeço de coração a todos vocês”, revela. Outro que também foi imunizado, Francisco Júlio dos Santos, 87 anos, comentou: “Tomando a segunda dose hoje e muito contente porque agora estou imune, mas tomando todos os cuidados”, ensina.

A enfermeira da Imunização da SESAM, Remédios Alves, orienta aos idosos que receberam a segunda dose da vacina Oxford AstraZeneca para manter os cuidados. “Importante é que eles continuem com os mesmos cuidados: higienização com álcool, usar máscara e manter o distanciamento social”, explica.