• Foto do escritorSESAM

Passeio ciclístico encerra Semana Nacional do Trânsito em Piripiri

Centenas de ciclistas participaram do passeio ciclístico, na sexta-feira (01/10), que encerrou a Semana Nacional de Trânsito em Piripiri com o tema “No Trânsito, Sua Responsabilidade Salva Vidas”. Em nove dias de programação, houve blitzen educativas no trânsito, palestras, exibição de vídeos educativas, testes clínicos para a covid-19, além de dsitribuição gratuita de capacetes para motociclistas.

Os ciclistas se concentraram em frente da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), da Av. Dep. Raimundo Holanda Sobrinho, onde foram montados estandes com aferição de pressão, ventosa, exames de glicemia e vários outros serviços. O ‘pedal’ saiu, às 17h, e percorreu a Av. Dr. Pádua Mendes, Av. Tomaz Rebelo e a Rua 18 de Setembro até encerrar na Praça Nelson Carneiro, no bairro Estação, zona Oeste.

“O objetivo é chamar a atenção da população para os acidentes de trânsito não só em Piripiri, no Piauí e no mundo. Então, o nosso recado é para os cliclistas, motoristas, motociclistas para que antes de sair de casa, usem os equipamentos de proteção individual como capacete, cinto de segurança”, frisa a coordenadora da Semana de Trânsito em Piripiri, Katiúscia Souza da SESAM.

Ela alertou sobre a violência no trânsito em Piripiri pois, somente no primeiro semestre de 2021, houve 194 ocorrências de acidentes de trânsito atendidas pelo SAMU, sendo que 11 pessoas perderam a vida. “Então, é um número muito alto em relação a acidentes de trânsito. Por isso, nosso recado é que

a responsabilidade no trânsito pode salvar vidas”, ressalta Katiúscia Souza.

O vice-prefeito de Piiripiri, Hilton Osório, também participou do evento e pedalou juntamente com os demais ciclistas. “É mais um evento de extrema importância que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a prudência no trânsito”, comenta o gestor.

O representante da Faculdade Crisfapi, João Filho, disse que o evento foi um sucesso e alerta para a importância de respeitar o trânsito. “Momentos com esse fazem acender um alerta na cabeça de todos. Será que o nosso trânsito está sendo respeitado pela nossa comunidade como deveria? Acho que o sinal amarelo deve acender na cabeça de todos”, pontua o professor.

A Semana Nacional de Trânsito em Piripiri foi coordenada pela SESAM com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Esporte (SEJUVE), Secretaria de Comunicação (SECOM), Superintendência de Trânsito (SUTRAN), Farmácia FarmaSaúde, Faculdade Crisfapi, Clínica Mult Saúde e Bike World.