• Foto do escritorSESAM

Outubro Rosa: Prefeitura de Piripiri já realizou mais de 500 exames de mamografia

A Prefeitura de Piripiri, através da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), já realizou 560 exames de mamografia no Centro da Saúde da Mulher, zona Centro da cidade. A ação é parte da Campanha Outubro Rosa realizará mais de 1.500 exames até novembro deste ano.

Segundo a coordenadora do Centro da Saúde da Mulher, Julianny Barbosa, a campanha Outubro Rosa é voltada para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. “Já foram 560 exames até o momento e previsão é que sejam realizados 1.540 exames de mama até o dia 09 de novembro deste ano”, explica a coordenadora.

Ela informa que são realizados 70 exames por dia. “O exame é importante porque tão logo detecte o câncer, já se pode começar o tratamento e estamos esperando elas aqui”, destaca Julianny Barbosa.

A coordenadora lembra que é muito importante essa atenção da SESAM à saúde da mulher e orienta para que as mulheres que desejarem realizar o exame devem procurar a agente comunitária de saúde (ACS) na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) para fazer o agendamento. “O exame de mamografia continua sendo o principal meio de detectar o câncer de mama. O único que descobre bem no início a doença”, explica.