top of page
  • Foto do escritorPref. de Piripiri

Jôve Oliveira Monteiro e Rafael Fonteles apresentam Piauí Saúde Digital para Ministério da Saúde

A prefeita Jôve Oliveira Monteiro recebeu nesta quarta-feira (26/07) o governador Rafael Fonteles e a secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad. O motivo da visita é conhecer o Programa Piauí Saúde Digital. Em Piripiri, o programa é responsável por zerar a fila de consultas nas áreas de pediatria, dermatologia, psicologia, cardiologia e nutrição no município. O serviço conta com consultas e diagnósticos de forma online, estando presente nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.



A secretária do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, e o governador, Rafael Fonteles, acompanhados da prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, visitaram a UBS 13, no bairro Matadouro, o Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR) e o funcionamento do Espaço da Saúde Indígena, localizado na Casa dos Conselhos Jéssica Monteiro Melo, local que é um dos poucos existentes no Brasil voltados à atenção e saúde da população de comunidades tradicionais.


Ainda em visita oficial, a comitiva também conheceu in loco o trabalho realizado no CIM - Centro de Imagem Municipal Raulino Pereira onde disponibiliza estrutura para a realização de exames de tomografia, radiografia, mamografia, ultrassonografia e eletrocardiograma, além de disponibilizar consultas com clínico geral, especialistas e exames com tele laudo de segunda a sexta-feira.



“Apresentamos para o Brasil inteiro esse trabalho do Saúde Digital e fomos o primeiro município a mostrar essa resolutividade. É um pioneirismo, estamos zerando filas e agradecemos muito ao governador Rafael e a secretária Ana Estela que viram que está dando certo esse trabalho da nossa saúde e com qualidade”, disse a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.


O governador Rafael Fonteles falou sobre a visita. “Destacar que é uma visita técnica d⁰o Ministério da Saúde, na pessoa da secretária nacional Ana Estela Haddad, que cuida especificamente da saúde digital, e sua equipe que estão aqui para conhecer o modelo que implantamos em Piripiri, o Programa Saúde Digital que o Governo do Estado montou no município em parceria com a prefeita Jôve Oliveira. Ela conheceu os quatro espaços integrados e viu que funciona. São as possiblidades da saúde digital, um modelo aprovado e que vai ser expandido para o restante do Piauí, porque ele gera economia para o Estado. Investimos R$ 2 milhões de reais em Piripiri e estamos satisfeitos com o resultado”, explicou.



Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, comentou o sucesso do programa. “Piauí começou muito bem aqui em Piripiri, fazendo uma iniciativa em que foi possível começar de forma integrada; se pensou nas necessidades da população e em como estruturar e fortalecer a atenção primária. Foi feito um modelo muito bem alinhado às diretrizes do Sistema Único de Saúde. A Saúde Digital traz uma oportunidade de revisitar os processos de atenção que fazemos presencialmente, combinada com a tecnologia, ampliando o acesso à saúde, e isso é humanizar. A tecnologia vem para favorecer, não sozinha, é preciso muito trabalho e planejamento como a gente vê aqui nos gestores e suas equipes, extremamente comprometidos”, disse a secretária.


O secretário de saúde do Estado, Antônio Luís, comentou o programa. “É um modelo inovador que o Ministério da Saúde está procurando avaliar para ser utilizado em outros estados por perceber que é algo que poderá ser usado no País todo”, afirmou.



Beatrice Pimentel, secretária de saúde do município, ficou satisfeita com a visita. “Atualmente a saúde municipal está vivendo um novo momento e está dando certo; nesta visita do Ministério da Saúde percebemos o quanto estamos no caminho correto para atender nossa população com qualidade e agilidade nos nossos serviços. E esse programa tem muito a oferecer”, disse.

Gabriel Mauriz, diretor do HRCR, falou sobre o sucesso do programa. “Apresentamos os dados positivos do Saúde Digital e ele está sendo bastante procurado. Os pacientes estão gostando do serviço e estão sendo bem atendidos”, finalizou.





Comments


bottom of page