Familiares de assistidos pelo CAPs II de Piripiri participam de assembleia familiar

A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal de Piripiri (SESAM), realizou, nesta terça-feira (30/05), mais uma assembleia com familiares e pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), a quinta do ano. O evento aconteceu no auditório Vereador Milton Vieira, no Palácio do Povo de Perypery, no Centro Administrativo, zona Leste da cidade.

“Hoje mais uma assembleia familiar, a quinta do ano, todos os meses realizamos. O tema é a luta antimanicomial. A gente resgata o processo de tratamento de pacientes com transtornos mentais, como era antes e como é hoje com o surgimento dos CAPS, que é nosso tratamento alternativo. Antes o tratamento era desumano; e a gente resgata nessa assembleia essa evolução. Hoje o paciente é livre, respeitado, participa de atividades é assistido por profissionais humanos que respeitam o paciente. Trabalhamos todo dia essa humanização", disse a assistente social Rosiane Oliveira, do CAPS II.

Conceição Marques, paciente, fala sobre o tratamento. “Tratamento muito bom. Recebemos medicamentos, fisioterapia, somos muito felizes por esses cuidados do CAPS 2”, explicou.

“Há 17 anos, sou acompanhada pelo CAPS e é maravilhoso o lugar. Vivemos em paz com a sociedade, somos atendidos por psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, por todos de lá e temos um acompanhamento ideal”, finalizou a paciente Maria José.

Serviço

O CAP II funciona ao lado do Centro Dr. Adauto Coelho de Resende, zona Leste de Piripiri, de segunda sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. O atendimento é feito por médico psiquiatra, terapeuta ocupacional, psicólogo, farmacêutica, nutricionista, assistente social, enfermeiro e técnicos em enfermagem.