• Foto do escritorSESAM

CTA faz parceria com o Hospital Regional Chagas Rodrigues de Piripiri

Nessa terça (31/08), a Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), firmou parceria com o Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR) para aplicação de Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP). A parceria inclui a entrega de kits entregues ao hospital para atendimento dos usuários.

A coordenadora do CTA de Piripiri, Luana Oliveira, disse que houve um diálogo sobre o fluxo de casos de pessoas que passam pelo Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), e que poderiam ter um atendimento como é feito no CTA do município.

“Estamos disponibilizando esses kits de Profilaxia Pós-Exposição ao HIV para as pessoas que, por ventura se expuseram ao vírus HIV, e que vão ter a possibilidade, agora, de ter acesso a medicações que impedem que a pessoas se contaminem”, explica a coordenadora.

O Controle de Infecção Hospitalar do HRCR é coordenado pela enfermeira Andréia Sanches. Ela explica que, agora, com a parceria vai ser possível atender a população diante dos casos de exposição ao HIV. “Uma pessoa que sente que foi exposta ao vírus HIV, ela pode procurar o pronto socorro do HRCR em dias e horários em que o CTA não esteja atendendo como em feriados, fim de semana e no período noturno”, explica a enfermeira.

“A gente está se sentindo muito agraciada com essa parceria. Já faz tempo que o Hospital queria essa parceria com o município. E o mais beneficiado com isso é a população”, frisa Andréia Sanches.

Serviço

As pessoas que se expuseram ao HIV e/ou estão em situação de vulnerabilidade ao vírus, poderão procurar o pronto atendimento do HRCR. Após passar por avaliação clínica havendo necessidade o médico poderá prescrever a PEP (Profilaxia Pós-exposição ao HIV).