• SESAM

CTA e NASF oferecem serviços na Feira da Agricultura Familiar


Nesta quinta-feira, 26, aconteceu no espaço do EMATER mais uma Feira de Agricultura Familiar. A novidade é que o CTA (Centro de Testagens e Aconselhamento) fez testagens para detecção de DSTs e distribuiu preservativos. O NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) fez aferição de glicemia e pressão alta.


“Estamos aqui aconselhando, fazendo testes, distribuindo preservativos e dando acolhimento para os agricultores. Um trabalho que fazemos com prazer . Na oportunidade também alertamos sobre a violência contra a mulher, já que estamos no Agosto Lilás, que luta contra esses crimes”, disse Luana Oliveira, coordenadora do CTA.

Para Anny Rita Amaral, coordenadora do NASF, o intuito foi oferecer serviços para a população como aferição de pressão, exames de glicemia e atendimento às necessidades para quem passava pela feira, visando a melhoria na qualidade de vida da nossa população.


A artesã Francisca Antônia de Souza, 62 anos, ficou muito feliz com os exames. “Sim, adorei os exames e estou acima do peso, mas vou controlar isso com muita restrição e atenção na hora de me alimentar”, explicou.


Rita Vieira, presidente do STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) disse que o evento foi um sucesso e os exames foram perfeitos para a situação. “As coisas estão melhores nessa luta contra a Covid 19, com menos casos e a gente está voltando aos poucos. E hoje os exames estão correndo de forma positiva”, concluiu.