• Pref. de Piripiri

Conselho Municipal de Saúde de Piripiri completa 30 anos de luta em defesa do cidadão


O Conselho Municipal de Saúde de Piripiri comemorou, na última quinta-feira (05/05), 30 anos de atuação no município. A data foi festejada pelos conselheiros no auditório do Centro de Especialidades Dr. Adauto Coelho de Rezende, zona Leste de Piripiri, em mais um encontro de trabalho em defesa dos usuários do SUS.


O diretor de Atenção Básica e representante da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM) no Conselho, Filho do Prado, afirma que o Conselho é uma exigência do SUS. “O Conselho de Piripiri nasceu no dia 03 de maio de 1992, criado pela Lei nº 224/92 [gestão do ex-prefeito de Piripiri, Arimatéa Melo]. Portanto, são 30 anos de caminhada e de história”, lembra o conselheiro.


“É uma satisfação, uma alegria estar nos encontrando, pessoalmente, e, não apenas de forma online. Fizemos o primeiro momento da reunião com repasse das pautas e apresentação do plano municipal de Saúde. E hoje, é também um dia histórico pra gente”, pontua a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisca Pereira, popular Pereirinha, que participa do Conselho pela segunda vez.

Para a representante da APAE, Maristela Ribeiro, que é a vice-presidente do Conselho houve uma evolução ao longo dos anos. “É um espaço onde se discute a Saúde do município, traz propostas e o Conselho vem sempre melhorando em suas funções”, frisa Ribeiro.


Quem também concorda com essa evolução é a ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde, médica Vânia Pires. Ele lembra que os integrantes do Conselho, atualmente, têm muito mais compromisso. “O Conselho está outro. A gente vê a participação popular que aumentou, não só dos profissionais de Saúde como da população em geral”, afirma Pires.


“É um momento muito importante pra nós. É dentro do Conselho que a gente sabe dos nossos direitos, dos direitos dos outros e pelos quais a gente luta”, declara a conselheira Luíza Campos que é da Associação de Moradores do bairro Floresta, e participa pela quarta vez do Conselho Municipal de Saúde.