• SESAM

CAPs AD promove saúde mental por meio de palestras em Piripiri


A Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), por meio do Centro de Atenção Psicossocial de Piripiri Álcool e Drogas (CAPs AD), realizou nesta quarta (26), uma palestra sobre saúde mental no auditório do Palácio do Povo de Perypery. O evento contou com a presença de profissionais do NASF e do programa Melhor em Casa.


De acordo com a coordenadora do CAPs AD, Samila Coelho, essa é a quarta semana de divulgação do trabalho voltada para públicos variados em Piripiri com intuito de divulgar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial que é comemorada dia 18 de maio.

“Em virtude da data, estamos mostrando como se dão nossas intervenções de um paciente em crise, em meio ao uso de álcool e outras drogas. O objetivo é mostrar como dar o suporte a pacientes que estiverem em crise ou surto”, explica Samila Coelho, acrescentando que, na próxima quarta, dia 02 de junho, será a vez dos assistentes sociais e profissionais do Programa Saúde na Escola (PSE)”, explica a coordenadora do CAPs AD.

Samila Coelho disse que antes da existência dos CAPs, esses pacientes eram tratados em manicômios, ficando em situações muito vulneráveis, distante dos seus familiares e da sociedade. “Com a criação das CAPs, houve a oportunidade desses usuários fazerem tratamento próximo dos seus familiares, da sua casa e das suas redes de apoio”, destaca.


Também já receberam informações sobre o trabalho do CAPs AD de Piripiri, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Juizados Especiais Civil e Criminal, além de profissionais da estratégia Saúde da Família (UBSF).


#sesam #governonovo