• Pref. de Piripiri

CAPS Ad de Piripiri realiza palestra com ênfase à Luta Antimanicomial para profissionais de Saúde


A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM) e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS Ad), realizou, na última sexta (20/05), uma palestra com ênfase à luta antimanicomial voltada para os profissionais de Saúde. O evento aconteceu no Teatro João Cláudio Moreno no Memorial Espedito Resende, zona Sul de Piripiri.


O vice-prefeito de Piripiri, Hilton Osório, esteve presente no evento e ressaltou a qualidade da palestra. “Um verdadeiro treinamento, um aprendizado para os profissionais nessa área da saúde que é tão complexa. Então, o CAPS Ad está de parabéns pelo evento”, ressalta o gestor.


A psicóloga e palestra Ingrid Costa disse que o convite foi importante para falar com os profissionais de Saúde que fazem o atendimento no CAPS Ad em Piripiri para “pensar em como atender os usuários do CAPS Ad em situação de crise psíquica grave”.

“Piripiri está com essa proposta de pensar e de fazer reflexões a respeito do tema e de pensar junto aos profissionais do serviço e em como melhorar sua atenção e como promover um cuidado sempre humanitário e atencioso ao usuário”, destaca Ingrid Costa.


“É uma luta diária para fazer com que aquelas pessoas em situação de sofrimento psíquico sejam vistas de forma humana, sejam valorizadas, sejam reinseridas no meio social. Não é porque elas têm um diagnóstico de transtorno mental que ela não sejam capazes de trabalhar, de se relacionar, construírem sua família, de serem pessoas dignas em sociedade”, afirma a coordenadora do CAPS Ad de Piripiri, Samília Coelho.


O psicólogo Marcos Vinícius disse que a Semana de Luta Antimanicomial trouxe uma nova lógica de atendimento humanizado aos usuários, familiares e às pessoas próximas deles, aqui no município. “O CAPS Ad de Piripiri fez na semana uma programação voltada para esses usuários e familiares e finalizamos com esta palestra com os profissionais”, explica Marcos Vinícius.