• Pref. de Piripiri

Autoridades prestigiam formatura de 50 Bombeiros Civis em Piripiri



Autoridades civis e militares estiveram presentes, no último sábado (25/09), na solenidade de formatura de 50 Bombeiros Civis Profissionais 2021 - Turma cabo Francisco das Chagas Alves. Na oportunidade, receberam o diploma alunos de Piripiri, Barras e Esperantina que apoiarão agora às ações da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros na região.


A solenidade, realizada na Praça de Eventos Vice-Prefeito Arimatéia Souza, no bairro Estação, zona Oeste de Piripiri, contou com a presença do vice-prefeito de Piripiri, Hilton Osório, que garantiu apoio logístico do município. “Os 50 bombeiros civis vão estar disponíveis para qualquer emergência e a Prefeitura de Piripiri vai dar todo o apoio para esse trabalho no que for necessário”, pontua o gestor.

O subtenente Tupinambá, comandante do Corpo de Bombeiros de Piripiri, disse a formação de novos bombeiros é importante para o trabalho do Corpo de Bombeiros e da PM no combate a queimadas e incêndios. “É uma missão árdua, principalmente, agora, nesse período que é muito quente. Então, é importante que sejam valorizados e reconhecidos pela população, principalmente”, frisa o militar.


“O curso teve seis meses de duração, divido em seis módulos com 310 horas/aulas para dar a ales: noções atendimento pré-hospitalar (APH), salvamento básico em altura, combate a princípio de incêndios, enchentes e acidentes que envolvam múltiplas vítimas, entre outras atividades” explica o instrutor da turma, Professor Sampaio.

O aluno de Piripiri, Júlio César, disse essa formação não é algo que se conquista todos os dias. “Passamos um bom período treinando, e, nesse tempo, aprendemos que, na hora “H”, o nervosismo bate e a pessoa precisa saber o que fazer. Então, nesse momento é preciso mostrar o preparo como bombeiro civil”, declarou.


Estiveram presentes na solenidade, o comandante do 12º BPM, major Jairo Oliveira, chefe de Instrução do Tiro de Guerra 10-021 de Piripiri, subtenente Marcondes Brandão e a coordenadora do Pelotão Mirim, cabo C. Alves, sargento Maria Barros.