Audiência pública discute a instalação de usina de reciclagem em Piripiri

Foi realizada, na última sexta-feira (19/05), uma audiência pública convocada pela Prefeitura Municipal de Piripiri, que discutiu protocolo de intenções do Consórcio Intermunicipal Território dos Cocais e Carnaubais, com a finalidade da instalação de uma usina biomecânica para tratamento de resíduos sólidos urbanos em Piripiri, polo regional. O evento aconteceu na sede da Câmara Municipal de Piripiri, no centro da cidade.

"Estou presidindo essa audiência e quero agradecer a presença dos vereadores, sociedade civil, Ministério Público, Polícia Rodoviária, OAB. Nós temos uma possibilidade de hoje, com mais 14 cidades da região norte do Estado, de ter um grande projeto. Esse consórcio que estamos montando é uma realidade e irá gerar uma Usina Biomecânica de reciclagem de lixo e vamos ter a oportunidade de tê-la em Piripiri. Esse lixo que vai virar biogás, biofertilizante, etc.”, disse a prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro.

"Vamos fazer o relatório para nosso governador Rafael Fonteles, na certeza que nossa Usina estará pronta em até 10 meses; tudo vai dar certo, principalmente pelo empenho da prefeita Jôve", disse Magno Pires, diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (IAEPI).

Marcos Andrey, presidente do Instituto Nacional de Ciências de Tecnologia e Inovação (INCT) falou sobre o dia. "Esse projeto é uma valorização da vida em todos os aspectos. O lixão tem muita contaminação e vamos acabar com isso, vamos valorizar os catadores que terão um centro de triagem com muito respeito aos trabalhadores. O projeto vai gerar emprego e renda e vai resolver esse problema de lixo. A Usina será um grande projeto e também vai gerar energia elétrica", afirma.

"Momento importante onde Piripiri está sendo agraciada com essa usina. Agradecemos ao Governo do Estado e a nossa prefeita Jôve e será muito interessante esse trabalho. E, além de Piripiri, outras cidades serão beneficiadas", disse Alan Osório, presidente da Câmara de Piripiri.

Sonny Anderson, secretário municipal de Meio Ambiente, falou sobre a importância da audiência. "Momento muito bom. Vamos receber esse projeto e vamos ser o polo. A Cooperativa dos Catadores receberá um fortalecimento por esse trabalho", afirmou.

"Muito importante essa usina e principalmente pelo lado social. São 36 famílias que sobrevivem pela catação de lixo. Quiseram nos tirar de lá, o Ministério Público e a prefeita que nos defende não deixou. Esse sonho dessa usina acontecerá e estamos bem felizes. Vai transformar nossa vida", concluiu Daniele Freitas, representante da Cooperativa dos Catadores de Lixo.