• Pref. de Piripiri

ANIVERSÁRIO: Prefeitura entrega Comenda Juncal a seis personalidade em sessão solene


A Prefeitura de Piripiri realizou, na noite dessa sexta (30/07), a entrega da Comenda Juncal 2021 dentro da programação de aniversário de 111 anos. Seis novos comendatários, sendo três representados por familiares, receberam a maior honraria do município, em sessão solene no auditório vereador Milton Vieira no Palácio do Povo de PeryPery, no Centro Administrativo.


A entrega da Ordem Municipal do Mérito Comenda Juncal, instituída pela Lei nº 140 de 18/06/1984, obedeceu a ordem alfabética dos comendatários. Cada homenageado recebeu uma medalha e um diploma da honraria.


A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro entregou as medalhas da Comenda Juncal e foi auxiliada pelo vice-prefeito, Hilton Osório, deputado federal Átila Lira (PP), juiz de Direito da 2ª Vara da Comarca de Piripiri, Raimundo José Gomes, presidente da Câmara, Alan Osório, e pelo secretário de Administração (SEAD), José Gomes do Amaral Neto, para a entrega do Diploma dos comendatários de 2021.


“Momento histórico e importante essa solenidade de homenagem aos comendatários da Comenda Juncal, estando ao lado de familiares, secretários municipais, vereadores, enfim, muitos amigos. Estamos contando histórias e já fazendo história também. Sem dúvida é um momento muito especial. Ano que vem, vamos homenagens mais personalidades”, destaca a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.


Receberam a honraria, o jornalista Álvaro Luiz Carneiro, o frade e pároco da paróquia de Nossa Senhora dos Remédios de Piripiri, Antônio Leandro da Silva, e o empresário e advogado Átila de Melo Lira Filho.


Os comendatários que receberem homenagem póstuma: Raimundo Gomes das Neves, que lutou na Guerra do Paraguai, a professora e ex-secretária de Educação de Piripiri, Eliane Maria da Silva Teles e a dona de casa e humorista, Zulmira Ramos de Melo, foram representados pelos familiares.

O jornalista Álvaro Luiz Carneiro ressalta que estava “muito orgulhoso de receber essa comenda mais importante da cidade que eu nasci, que eu amo e que defendo e levo para todos os lugares do mundo”, frisa.


O frei Leandro disse que foi uma noite inesquecível ser homenageado pelo “reconhecimento do trabalho realizado com muita dedicação pelo melhoramento social e humano de Piripiri”, destaca o frade.


“Gratidão muito grande ao povo de Piripiri. Um reconhecimento a um trabalho de dedicação ao logo de 15 anos aqui no município na área da Educação, à frente da Chrisfapi”, afirma o empresário Atila Filho, após receber a Comenda Juncal.


O presidente da Câmara Municipal, Alan Osório, também afirma que foi um momento importante para Piripiri. “Tivemos a honra de participar da eleição dos homenageados que receberam a Comenda Juncal e ficamos felizes em participar dessa solenidade também”, conclui.


Antes das homenagens, o público presente no evento formado pelos homenageados, familiares, parentes de comendatários (in memoriam), secretários municipais, vereadores, representantes do 12º Batalhão da Polícia Militar, PRF-PI, Tiro de Guerra 10-021, OAB-Subseção Piripiri, houve execução do Hino de Piripiri com os músicos Marcifran Costa, Valdir Santos e a cantora soprano Francisca Paiva.