Alunos de Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) participaram de visita técnica ao Centro de Imagem Municipal (CIM) e ao Espaço de Saúde Indígena de Piripiri, localizado na Casa de Conselhos Jéssica Monteiro Melo. A visita aconteceu nesta sexta-feira (26/01). Os dois locais fazem parte do Programa Piauí Saúde Digital.
“A visita de nossos alunos à estes dois centros é de grande importância, em todos os aspectos. Estamos com alunos de um curso que é nota 5, nota mais alta, e é mais alta exatamente neste sentido, de que os alunos tenham a possibilidade de visitar todos os locais onde a saúde é uma prioridade. Então é muito importante na constituição da visão dos alunos de psicologia sobre saúde em todos os aspectos e, de modo específico, o contato dos alunos com as comunidades indígenas", explicou o professor, Helder Ferreira, da UFDPar.
Kaylane Alves, coordenadora do CIM, deu detalhes. “Hoje os alunos da UFDPar estão conhecendo o Centro de Imagem Municipal - CIM , o Espaço de Saúde Indígena, a Saúde Digital, a primeira do Brasil gratuita, um projeto que está funcionando, dando certo, zerando filas em 10 especialidades e conseguimos passar de 28 mil atendimentos. Hoje Piripiri é uma cidade de referência e já atendemos todo o Território dos Cocais. Um projeto incrível que está sendo expandido para outras cidades do Estado”, afirmou.
Felipe Cauê, aluno de Psicologia, comenta a visita. “Aprendemos muito hoje. Conversamos com as pessoas e vimos que o sucesso do projeto democratizou muito o atendimento nessa região”, disse.
Pajé Chicão, da Tribo Tabajaras, esteve presente. “Muito importante ver os alunos sentindo essa evolução aqui na nossa cidade e tudo isso devemos à nossa prefeita Jôve Oliveira Monteiro”, finalizou.
Comments