top of page
  • Foto do escritorPref. de Piripiri

AGOSTO VERDE: Saúde de Piripiri realiza evento sobre Leishmaniose

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde do Município (SESAM), promoveu evento sobre o Agosto Verde com os Agentes Comunitários de Saúde - ACS’s da cidade para fornecer informações e prevenções sobre a Leishmaniose, popularmente conhecida como calazar. O trabalho foi realizado no Auditório Ozires de Neves Melo, na Praça de Eventos Arimatéa Souza, organizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde da SESAM.



No calendário temático da área veterinária, o Agosto Verde, alerta para a importância da prevenção da Leishmaniose, que é uma enfermidade que acomete pessoas e animais, assim considerada uma zoonose. É causada por um parasita, mais especificamente por protozoários do gênero Leishmania.


“Trabalhamos pensando no bem maior, que é a população de Piripiri. Estamos colocando questões pertinentes sobre o tema para os agentes aprenderem a prevenção contra a Leishmaniose, explicando que os animais infectados, e se forem tratados, não precisam ser sacrificados. O animal pode conviver com a doença e assim diminuir o sacrifício de animais", disse Elionardo Melo, diretor de Vigilância de Saúde da SESAM. O município realiza os testes para detecção do mau.



Cristiane Cardoso, agente de saúde do bairro Caixa D'água, falou sobre o evento. "Importante para a gente se atualizar cada vez mais, e termos que conhecer como é o tratamento, muito válido”, explicou.


Juraci Ferreira, agente de saúde da Comunidade Pé do Morro, também comentou. “Reunião de importância fundamental. Há muitos casos onde eu atuo e, com essas dicas, fica melhor para nos informar e prevenir”, concluiu.




Comments


bottom of page