Agentes Comunitários de Saúde de Piripiri irão auxiliar no Censo 2022

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde do Município de Piripiri (SESAM), e a pedido do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou uma reunião com os Agentes Comunitários de Saúde para auxiliá-los no Censo 2022 que está acontecendo em todo o Brasil. O evento aconteceu nesta terça-feira (23/08), no auditório Milton Vieira, no Palácio do Povo de Perypery.

“O Censo é muito importante e eles convidaram os agentes para auxiliar–los na questão de visita aos domicílios. O agente está no dia-a-dia das famílias, conhece todo mundo e vai servir de apoio ao IBGE. Temos quase 200 agentes e eles servirão muito para esse trabalho na cidade e no interior”, disse Filho do Prado, diretor do Departamento de Atenção Básica da SESAM.

“Uma parceria muito importante. Os agentes vão apoiar no sentido de orientar o recenseador, principalmente na questão das recusas. Seria também uma forma de alertar a população no sentido de dizer realmente quem são os nossos recenseadores”, disse Francisco Lima, coordenador do IBGE em Piripiri.

Felisberto Andrade, recenseador, falou sobre a reunião. “Com certeza, vamos evitar mais recusas. O agente vai nos ajudar muito nesse trabalho. Muito importante essa aliança”, explicou.

Francisca das Chagas, agente de saúde no bairro Matadouro, gostou muito da parceria. “Vai ser importante nossa participação. Conhecemos as famílias e vamos ajudá-los nesse trabalho para uma análise melhor do censo 2022”, concluiu a agente comunitária.

O Censo 2022 servirá para tomadas de decisão por parte do governo sobre serviços básicos à população, tais como números de postos de saúde, escolas e empregos.