titulos_noticias.jpg

Prefeitura de Piripiri dá início a regularização de terrenos na cidade após 30 anos de espera por parte dos proprietários de imóveis.

A Prefeitura de Piripiri deu início através da Secretaria de Administração, a regularização de terrenos para que seus proprietários possam, de fato e de direito, usufruir o direito à propriedade. Os terrenos são localizados em vários bairros da cidade, como por exemplo, Floresta, Matadouro, Anajás e outros.

A maioria destes proprietários buscava a regularização destes lotes havia pelo menos cinco anos. Alguns processos já se arrastavam há 30 anos. A regularização dessas propriedades, se tornou uma realidade somente agora na gestão do prefeito Odival Andrade, após elaboração e aprovação no final de 2015 do projeto de lei enviado pelo prefeito e aprovado na Câmara Municipal. Antes haviam apenas cartas que não tinham nenhuma validade perante a lei.

Agora com a lei que regulariza a propriedade o processo demora em média dois meses, por conta dos prazos legais. Dentre estes, o prazo de publicação que é de no mínimo 30 dias, e mais toda a tramitação dos documentos até o registro de imóveis.

Com este registro definitivo o proprietário do imóvel, pode construir no local com financiamento da caixa, ou solicitar empréstimos junto ao banco entre outras prerrogativas.

DSC 0010 640x426DSC 0010 640x426DSC 0018 640x426DSC 0018 640x426DSC 0022 640x426DSC 0022 640x426DSC 0026 640x426DSC 0026 640x426DSC 0028 640x426DSC 0028 640x426DSC 0031 640x426DSC 0031 640x426

 

Com a realização do II Fórum Comunitário Piripiri dá passos largos para conquistar o Selo Unicef

A equipe de articulação do Selo Unicef do município de Piripiri, realizou nessa quinta-feira, dia 23, no auditório do IFPI, o II Fórum Comunitário de Piripiri. Este evento objetivou dar visibilidade às ações que o município vem desenvolvendo no âmbito do Selo Unicef, entre os anos de 2013 a 2016. O Selo é um reconhecimento das ações que o município vem realizando para a melhoria da qualidade de vida e da garantia dos direitos da criança e do adolescente.

O fórum teve dois momentos importantes e distintos. No primeiro momento houve a abertura às 8 horas da manhã na quadra poliesportiva do IFPI. Em seguida, a Feira das Ações Estratégicas, onde foi apresentado o panorama da situação das ações realizadas pelo município com foco na criança e no adolescente.

Neste espaço aconteceu a feira, onde foram apresentadas as ações desenvolvidas pelo município, e houve também apresentações de danças, apresentação de capoeira, um grupo de umbanda, representando as religiões de raízes africanas e de um grupo de remanescentes indígenas da tribo Itacoatiara.

No segundo momento houve a plenária do fórum, no auditório do IFPI, com a participação da mediadora, autoridades do poder público municipal, comissão pró-selo, NUCA, CMDCA, Conselho Tutelar, representantes setoriais e demais segmentos convidados, e inscritos previamente pela comissão. O prefeito Odival Andrade disse em sua fala, que “quem chegou até aqui, vencendo todas as etapas, não pode mais perder”. Piripiri deu um passo importantíssimo e decisivo para a conquista do Selo, que é um reconhecimento internacional da maior organização do mundo, a ONU, através do Fundo das Nações Unidas para a Criança- Unicef.

Pelo que foi observado, pode-se dizer que Piripiri já está com uma das mãos no troféu do Selo. Aguarda somente a confirmação, por parte da avaliadora do selo, que também vai avaliar os índices sociais do município.

 

selo 1selo 1selo 3selo 3selo 5selo 5selo 2selo 2selo 6selo 6selo 7selo 7

Região da Barreirinha recebe obras de abastecimento d'água e reforma de escola

Moradores da região da comunidade Barreirinha compareceram na solenidade de inauguração da escola municipal José Simão Filho, realizada neste sábado (18).

A Prefeitura de Piripiri, através da SEDUC, reformou as estradas da região de Corrente e Barreirinha, bem como entregou sistemas de abastecimento d?água para moradores das comunidades, que viviam em situação precária e sofrida, tendo como o exemplo o povoado Corrente, exemplo já conhecido pelo acesso à água que os moradores têm hoje. O colégio da Barreirinha foi construído há 19 anos e somente agora foi reformado.


Odival Andrade, prefeito de Piripiri, assinou ainda a ordem de serviço para a construção de duas passagens molhadas nas comunidades Jardim, Boqueirão e região da Serra e também os abastecimentos d?água que continuarão sendo feitos e ampliados na região.

Segundo Odival, as estradas da região serão reformadas novamente devido aos estragos causados pelas chuvas em alguns trechos e os mesmos necessitam de reparos.

 

DSCF0030DSCF0030DSCF0038DSCF0038DSCF0044DSCF0044DSCF0058DSCF0058DSCF0060DSCF0060DSCF0032DSCF0032

Piripiri realiza II Fórum Comunitário para conquistar o Selo Unicef

Aconteceu na manhã desta terça-feira, (14), no Telecentro Comunitário, no Parque Curumim, uma reunião de preparação, para o II Fórum Comunitário de Piripiri. Nela foi apresentada a metodologia do UNICEF para a realização do fórum, bem como escolhidos os membros que vão participar da plenária de mediação e avaliação do Unicef.

Este II Fórum Comunitário tem por finalidade dar visibilidade as ações desenvolvidas pelo município de Piripiri no âmbito do Selo UNICEF, e é uma das exigências para que Piripiri conquiste o Selo UNICEF de Município Aprovado Edição 2013-2016. O fórum acontece no dia 23 de junho, a partir das 8 horas da manhã, no campus do Instituto Federal Júlio César Oliveira Rodrigues - IFPI de Piripiri.

Na oportunidade um mediador da organização do Selo estará presente para fazer a avaliação das ações, que concretamente aconteceram, na defesa dos direitos das crianças e adolescentes e na busca de melhor qualidade de vida para estas pessoas.

O Selo UNICEF é uma certificação internacional das Nações Unidas reconhecendo o trabalho desenvolvido por cada município. Piripiri já conquistou duas vezes esta certificação e nesta edição, já avançou em todas as etapas, esperando apenas este II Fórum comunitário para sacramentar a conquista do Selo.

 

REUNIÃO II FORUM SELO 1 640x426REUNIÃO II FORUM SELO 1 640x426REUNIÃO II FORUM SELO 2 640x426REUNIÃO II FORUM SELO 2 640x426REUNIÃO II FORUM SELO 3 640x426REUNIÃO II FORUM SELO 3 640x426REUNIÃO II FORUM SELO 8 640x426REUNIÃO II FORUM SELO 8 640x426REUNIÃO II FORUM SELO 13 640x426REUNIÃO II FORUM SELO 13 640x426

Prefeitura de Piripiri dá início Copão Rural que é tradição do esporte amador no município

Ainda em ritmo de olimpíadas e da passagem da tocha olímpica por nossa cidade o esporte amador está recebendo atenção especial da administração municipal. Neste fim de semana teve início a edição do Copão Rural de Piripiri 2016. A programação começou no sábado (11) na comunidade Olho D’água Grande, onde a equipe local, última campeã da competição venceu o time da comunidade Baixão pelo placar de 4 a 0. O Copão Rural terá prosseguimento com diversos confrontos entre as comunidades rurais na próxima semana. Neste ano a competição conta com a participação de 38 equipes em jogos que prometem movimentar o esporte amador na zona rural. A Secretaria da Juventude, Cultura e Esportes de Piripiri (SEJUCE) vai realizar também o torneio Pé de chulé e a Copa Batom de futebol feminino. O torneio Pé de Chulé terá inicio no próximo sábado (18) no campo dos Três Corações e contará com a participação de 42 equipes competindo em seus respectivos grupos. O Pé de Chulé é o torneio mais tradicional do futebol amador de Piripiri. A Copa Batom de futebol feminino foi criada pela atual gestão e tem crescido a cada ano. Para este ano de 2016 a copinha contará com 08 equipes. A grande novidade este ano foi o aumento do número de times participantes do Copão Rural, que foi de 29 para 39 equipes. O torneio Pé de Chulé passou de 28 para 42 times.  

copão ruralcopão ruralrural IIrural IISEJUCE Copão Formosa 2SEJUCE Copão Formosa 2batombatom

 

 

 

 

Multidão recebe com festa o Revezamento da Tocha Olímpica em Piripiri

Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira, dia 10, uma multidão aguardava ansiosamente a passagem da Tocha Olímpica por Piripiri. A Praça da Bandeira, desde cedo estava lotada de populares, estudantes e autoridades.

No palco principal montado na Praça da Bandeira, música ao vivo e apresentações folclóricas, além de rodas de capoeira para o entretenimento do público enquanto a chama era esperada. Repórteres de grandes redes emissoras de TV cobriam o evento.

Eram por volta de 10 horas quando a tocha chegou à Praça da UESPI. De lá ela foi conduzida inicialmente pela cantora e professora Francisca Paiva, e durante o percurso até chegar à Praça da Bandeira, artistas e esportistas se revezaram na condução da Tocha.

Um comboio de apoio formado por viaturas da PRF, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e SAMU percorreu todo o trajeto. Quem conduziu a Tocha nos últimos metros até chegar à Praça da Bandeira, foi o poeta cordelista Francisco Peres (Chico dos Romances).

Já no palco as autoridades, entre elas, o governador Welington Dias, o prefeito Odival Andrade, acenderam nas mãos do desportista Guará a tocha que dali seguiu até o final da Avenida Aderson Ferreira, para seguir viagem para Campo Maior e Teresina.

A Tocha é o maior símbolo mundial do esporte. Por isso uma megaestrutura foi montada para recebê-la em Piripiri. É tão inédito isso, que é a primeira vez que uma olimpíada acontece no Brasil. Nunca antes isto aconteceu, e só se repetirá daqui ao menos 50 anos.

No Piauí foram contempladas com a visita da Tocha Olímpica apenas seis cidades. Entre elas Piripiri.

 

DSC 0161DSC 0161dsgdsgsddsgdsgsd

dsfsfsdsfsfsDSCN7448DSCN7448DSC 0121DSC 0121DSC 0143DSC 0143

Tudo pronto para o Revezamento da Tocha Olímpica em Piripiri

A chegada da Chama Olímpica para o Revezamento da Tocha dos Jogos do Rio 2016 está prevista para as 11h dessa sexta-feira dia 10 de junho. A cidade de Piripiri respira o evento.

No centro da cidade na Praça da Bandeira, a estrutura já está montada para receber as grandes a passagem do Revezamento da Tocha e para os shows culturais que se apresentarão a partir das 10h 30min da manhã no palco montado no meio da praça da bandeira com uma estrutura de bares e lanchonetes para atender os ambulantes da cidade, banheiros e segurança para o público, além de espaço para os patrocinadores do evento.

O local de onde iniciará o percurso, em frente a UESPI também já recebeu atenção especial da comissão organizadora para receber a chama do Revezamento da Tocha Olímpica dos Jogos do Rio 2016. O trânsito no percurso da Tocha será totalmente fechado a partir das 06 horas.

Confira o percurso do Revezamento da Tocha Olímpica em Piripiri:

O evento dará visibilidade aos pontos turísticos, à cultura e aos patrimônios históricos de cada localidade, além de incentivar a prática esportiva e aproximar a Olimpíada de todo o país. Servidores, integrantes dos setores de esporte, turismo, cultura, lazer e atletas todos são voluntários e participarão do evento.
7 anexos

banner tocha  1banner tocha 1Percurso Percurso

20160609 10394220160609 10394220160609 10402320160609 10402320160609 10405920160609 10405963391573-4200-4396-9994-a576b03d334c63391573-4200-4396-9994-a576b03d334cbf4bf02d-11d5-4007-822b-557ffd769a36bf4bf02d-11d5-4007-822b-557ffd769a36

Quase 1200 pessoas voltam a enxergar normalmente em Piripiri após procedimentos cirúrgicos no Programa Olhar Bem em Piripiri

O Programa Olhar Bem atendeu durante quatro dias em Piripiri milhares de pessoas da região norte, com consultas e cirurgias de catarata. É o mutirão da catarata. O Programa Olhar Bem é o resultado de uma parceria entre Governo Federal, Estado e Município. Foram realizados 2 mil exames e 1.134 procedimentos cirúrgicos, proporcionando a população uma nova chance de voltar a ver com os próprios olhos o que está em nossa volta.

Nesta quarta-feira, 08, a equipe encerrou os atendimentos por volta do meio dia. Hoje a Secretaria Municipal de Saúde deve divulgar os números de atendidos. Durante quatro dias, entre o dia 4 e dia 08 de junho, uma verdadeira multidão de pacientes de vários municípios da região norte foi atendida na ESF do Residencial Petecas.

Mais de 100 profissionais foram mobilizados
A fonte dos recursos é o SUS. Não há nenhuma emenda parlamentar, seja estadual ou federal. Para vir para Piripiri, o programa contou com a articulação do deputado federal Assis Carvalho, da vereadora Jôve Oliveira, do vereador Genival Sales e do próprio prefeito Odival Andrade, que souberam do programa e não mediram esforços para trazer para atendimento para o município de Piripiri.

A coordenadora do projeto e enfermeira da equipe, Tais Ribeiro, considerou muito positivo e emocionada disse que via “gratidão” no olhar daqueles pacientes que chegavam praticamente sem enxergar e saiam com a felicidade de ver as cores do mundo.

A senhora Francisca Rodrigues Gomes da Silva(foto), moradora do bairro Petecas 3, disse que antes enxergava apenas uma sombra escura e que agora está muito feliz porque já consegue ver as pessoas, os objetos. Disse que agora é só repouso para ficar totalmente curada.

Já a médica Flávia Barradas informou que há previsão de uma outra etapa do projeto vir para Piripiri.

 

750cf225-f8b2-4051-abc8-9656c69469ae750cf225-f8b2-4051-abc8-9656c69469ae1904550b-8c63-4dbe-bb62-e5c9451fc1091904550b-8c63-4dbe-bb62-e5c9451fc10947ef9029-538d-41b1-90ac-32be678f0f4847ef9029-538d-41b1-90ac-32be678f0f48ac1e3908-88b8-4103-94a4-49c8c56f46a5ac1e3908-88b8-4103-94a4-49c8c56f46a5b73d14b3-864e-475e-a554-0252e2fd113eb73d14b3-864e-475e-a554-0252e2fd113eDSC 0021DSC 0021DSC 0024DSC 0024f94b03ff-82dc-4838-b736-218975dfe4e2f94b03ff-82dc-4838-b736-218975dfe4e2

Central da Mama retorna a Piripiri agora para atendimentos na Zona Rural da cidade

Nos próximos dias 13, 14 e 15 de junho, a unidade móvel da Secretaria de Saúde do Estado estará em Piripiri para atendimento de mais 210 atendimentos a mulheres na Comunidade Furnas, na faixa etária entre 50 e 69 anos, com exames de mamografia. E nos dias 16, 17 e 18 de junho será a vez do atendimento de mais 210 mulheres na Localidade Formosa, totalizando 420 exames no geral nessa etapa.

O projeto retorna mais uma vez a cidade de Piripiri articulado pela Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), junto ao Governo do Estado, Governo Federal, para atender exclusivamente a população da zona rural das localidades Furnas e Formosa.

De acordo com a coordenadora do NASF, Luana Rodrigues as interessadas devem procurar os seus postos de saúde para maiores informações. Para a realização da mamografia a paciente deverá apresentar a cópia do cartão SUS, RG, e o pedido de mamografia do médico, além do comprovante de residência.

 

CentraldaMama 1CentraldaMama 1CentraldaMama 2CentraldaMama 2

SEMAD realiza blitz educativa em homenagem ao Dia do Meio Ambiente

No ultimo domingo, 05 de junho, Dia do Meio Ambiente a Secretaria do Ambiente e Defesa Civil (SEMAD) em parceria com as escolas municipais Raimundo Pastor (comunidade Banda), Escola Rural do DNOCS e Escola Estadual Júlio Cesar (Caldeirão) realizaram no Açude Caldeirão blitz educativa que objetivou sensibilizar os visitantes quanto a importância da preservação do Açude e destino correto do lixo.

Foram distribuídos panfletos e uma sacolinha para os carros que trafegavam para o lazer matinal nas águas do açude Caldeirão. Essa ação integra o Projeto que vem sendo desenvolvido pela SEMAD desde de 2015 no Açude Caldeirão, com o tema: "Quem Ama Cuida" da Prefeitura Municipal de Piripiri, através da SEMAD.

semad1semad1semad2semad2semad3semad3semad4semad4semad5semad5

No primeiro dia em Piripiri Programa Olhar Bem atende 2 mil pessoas

O município de Piripiri recebeu neste sábado (04), o Programa Olhar Bem, uma ação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), em parceria com a saúde do município, que tem por objetivo descentralizar o acesso a cirurgias de catarata e atendimentos oftalmológicos. Ofertando consultas e cirurgias de catarata, o programa é uma ação de caráter itinerante, e já percorreu os municípios de Picos, Bom Jesus, Floriano e Campo Maior. No primeiro dia em Piripiri, 2 mil consultas e exames foram realizados. A estrutura do programa está montada em frente ao posto de saúde dos Residenciais Petecas.

O prefeito de Piripiri, Odival Andrade acompanhou de perto o início dos trabalhos em companhia do secretário de saúde de Piripiri, Assis Oliveira. "Nossa luta é constante pela saúde dos piripirienses. O que está acontecendo aqui é um serviço de saúde cada vez mais humanizado. Centro cirúrgicos prontos para a realização de cirurgias de catarata, os pacientes passando por um processo de triagem, consultas, com acompanhamento de uma equipe dedicada e apaixonada por esse projeto. Estamos presenciando hoje um dia marcante na vidas de milhares de famílias, que tanto precisavam deste serviço", disse Odival Andrade.

Depois de passarem por uma avaliação, sendo detectada catarata, os pacientes são encaminhados para o centro cirúrgico, onde passam por uma cirurgia rápida de cerca de 15 minutos. Após o procedimento médico, eles vão para o pós-operatório, onde recebem óculos de proteção e um colírio para utilizarem nos 30 dias seguintes à cirurgia. Após esse período, o pacientes devem retornam para fazer uma nova avaliação. Em até dois dias, o paciente passa pela consulta e constatado o diagnóstico de catarata, é submetido à cirurgia, em curto espaço de tempo e resolutividade.

No total o programa Olhar Bem deverá atender cerca de 23 cidades do Território dos Cocais, além de Piripiri. Marcaram presença neste sábado (04), caravanas da cidade de Barras, Piracuruca, Brasileira São João da Fronteira e Capitão de Campos.

 

DSC 0267DSC 0267DSC 0269DSC 0269DSC 0283DSC 0283DSC 0290DSC 0290DSC 0294DSC 0294DSC 0296DSC 0296