titulos_noticias.jpg

Construção do Shopping Textil de Piripiri é anunciada durante visita do governador W. Dias

O governador Wellington Dias desembarcou nesta quinta-feira (26) em Piripiri para participar da abertura do Festival de Inverno de Pedro II e trouxe boas notícias para Piripiri. O prefeito de Piripiri, Odival Andrade recebeu a comitiva do governador e tratou com ele sobre algumas obras estruturantes que em breve serão implantadas na cidade de Piripiri.

Dentre essas obras está uma reivindicação encampada por Odival Andrade e a vereadora Jove Oliveira, que é a instalação e construção do Shopping Têxtil de Piripiri. Reunidos com o governador Wellington Dias e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Estado do Piauí (SEDET), Nerinho, foi assinado a autorização para construção do Shopping Têxtil de Piripiri, que será estratégico para o avanço do setor na cidade e região.

Serão empenhados R$ 1,5 milhão para garantir o empreendimento. "Acabei de assinar juntamente com o governador e o secretário Nerinho a autorização para construção do shopping têxtil de Piripiri, no valor de R$ 1.500.000,00. Agora vai para licitação para darmos início a esta grande obra e empreendimento que fomentará ainda mais a economia de nosso município, através deste setor que é bastante promissor. Além da boa vontade de nosso governador e da nossa luta, o empreendimento também deve-se ao apoio da vereadora Jove Oliveira", disse o prefeito Odival.

O novo Shopping Têxtil de Piripiri funcionará na Avenida Aderson Ferreira, onde funcionou o antigo mercado do produtor, próximo ao Chico Jovem.

shoppingtextil 1shoppingtextil 1shoppingtextil 2shoppingtextil 2

Avenida 4 de julho ganha reforma após 10 anos e terá passeio central todo revitalizado

A Prefeitura de Piripiri está reformando o passeio da Avenida 4 de julho. A obra teve início no trecho próximo a 3ª GRE se estendendo até o centro comercial. O objetivo é propiciar comodidade e segurança as pessoas que ali transitam todos os dias.

A obra está sendo executada pela SEDESP e a previsão é concluí-la em poucos dias. “Na primeira etapa, o trecho recebe limpeza e reforma do meio fio. Agora, deixaremos o passeio com mais segurança e melhor condições de mobilidade aos pedestres", disse o secretário Valdinar Sales.

O prefeito Odival Andrade disse que esses serviços dão mais qualidade ao patrimônio publico e têm como objetivo facilitar o acesso da comunidade. “Estamos realizando um conjunto de obras aqui em Piripiri para tornar o centro comercial com mais acessibilidade, e ainda, valorizar estabelecimentos instalados ali, atraindo mais consumidores”, observou o prefeito.

IMG-20160523-WA0005IMG-20160523-WA0005IMG-20160523-WA0007IMG-20160523-WA0007IMG 20160523 154447845IMG 20160523 154447845IMG 20160524 100422854IMG 20160524 100422854

IMG 20160524 100430126IMG 20160524 100430126IMG 20160524 100433879IMG 20160524 100433879

Centro Educativo Municipal Frederico Ozanam - Comunidade escolar comemora mais uma reforma entregue em Piripiri

Aconteceu na manhã dessa terça-feira (24) a Solenidade de entrega da reforma geral do Centro Educativo Municipal Frederico Ozanam. A Solenidade teve início as 07:30 no pátio da escola e contou com a presença do prefeito de Piripiri, Odival Andrade, do Secretário de Educação, Rodrigo Amaral, do Secretário da SEDESP, Valdinar Sales, supervisores, diretores, coordenadores, professores, funcionários da escola e alunos.

Na oportunidade foi feita uma justa homenagem à fundadora da escola, Vicença Assunção Oliveira, proferida por uma irmã da homenageada. Dona Vicença, fundou a escola em 1987, que tinha como lema: “Quem acolhe o menor acolhe a mim”.

O prefeito de Piripiri, Odival Andrade destacou que a educação municipal tem avançado bastante na atual gestão: “Já realizamos reformas e ampliações em quase todas as escolas de Piripiri, falta pouco para fecharmos 100%. Sábado passado entregamos a reforma de 03 escolas na zona rural, hoje mais uma, e no próximo Sábado dia 26, vamos entregar a reforma das escolas da Comunidade Pequi e Vaquejador”, disse o prefeito Odival.

DSCN6976DSCN6976DSCN6982DSCN6982DSCN7002DSCN7002DSCN7009DSCN7009DSCN7025DSCN7025

Prefeitura de Piripiri inaugura várias obras na Zona Rural e a Comunidade Faz Festa!

Nesse sábado (21), Piripiri comemorou mais uma conquista rumo ao desenvolvimento e dessa vez, abrangendo várias regiões da Sussuarana, Vertentes, Buritizinho e Pé do Morro (Zona rural), que recebeu de presente, uma escola nova. No total foram 07 (sete) obras entregues para as comunidades, abrangendo uma extensa agenda da comitiva do prefeito Odival Andrade.

A primeira passagem da comitiva aconteceu por volta das 08:00 manhã com inauguração da estrada do Assentamento São João, as 08:30 o Prefeito inaugurou a reforma da escola da Sussuarana. Em seguida, aconteceu a inauguração da passagem molhada entre a Sussuarana e o Canto do Boi.

O colégio da comunidade Pé do Morro foi todo reformado e entregue para a população em solenidade com a participação dos alunos e professores, depois destas inaugurações, a comitiva do Prefeito de Piripiri Odival Andrade se deslocou para a região de Vertentes onde foi inaugurado o Sistema de Abastecimento D'água da Vertentes e Buritizinho dos Aurelianos.

Foram emocionantes os depoimentos de pessoas que acompanharam o processo de mudança. Gente que reconhece e agradece a essa administração pelos serviços prestados no município. "A escola Antonio Nunes Viana, trará esperança de dias melhores para crianças que antes não tinham nem um um lugar para estudar. Hoje o espaço foi transformado em conforto, qualidade, lazer e amor. Amor dos educadores por essa localidade carente, amor do gestor pela história de seus munícipes e que de forma igual, vem demonstrando esse respeito. Pois Dr. Odival, está padronizando nossa educação no município e ao invés de agradar só alguns, agrada o todo e vem conseguindo nessa gestão a admiração do povo. No evento de inauguração desse novo espaço escolar, mostra que tem credibilidade, a prova são as muitas pessoas que vieram prestigiar à entrega dessa obra", disse Dirceu Martins, diretor da escola do Pé do Morro.

O prefeito Odival Andrade inaugurou ainda a estrada do Romão à Lagoa da Cruz ligando as comunidades até a BR-404. Também foi inaugurada ainda a reforma da escola da comunidade Romão. Em seguida aconteceu uma grande festa com a comunidade presente.

"A cada inauguração como esta, todos que fazem parte de nossa gestão ganham os parabéns, por trabalharem com zelo e por depositarem confiança no nosso modelo de gestão. É a forma mais justa de retribuir o voto certo depositado nas urnas em nosso favor. E que todos possam cobrar o que precisa ser feito e possam também fiscalizar o dinheiro público", concluiu o prefeito de Piripiri, Odival Andrade.

inalguracoes 1inalguracoes 1inalguracoes 2inalguracoes 2inalguracoes 3inalguracoes 3inalguracoes 4inalguracoes 4inalguracoes 5inalguracoes 5inalguracoes 6inalguracoes 6inalguracoes 7inalguracoes 7inalguracoes 8inalguracoes 8inalguracoes 9inalguracoes 9inalguracoes 10inalguracoes 10inalguracoes 11inalguracoes 11inalguracoes 13inalguracoes 13inalguracoes 14inalguracoes 14inalguracoes 15inalguracoes 15inalguracoes 16inalguracoes 16inalguracoes 17inalguracoes 17inalguracoes 18inalguracoes 18inalguracoes 19inalguracoes 19inalguracoes 20inalguracoes 20inalguracoes 21inalguracoes 21

Prefeitura entrega prédio reformado da Escola Municipal Padre Freitas em Piripiri

O prefeito de Piripiri, Odival Andrade entregou na manhã desta terça-feira (18), a reforma completa do prédio da Escola Municipal Padre Freitas, que atenderá cerca de 600 alunos da Rede Municipal de Ensino da SEDUC. Presentes a inauguração estavam alunos, pais, munícipes, secretários municipais, professores e a equipe técnica da Secretaria de Educação, o prefeito Odival Andrade, a primeira dama e secretária da SETAS Clarinda Andrade, o secretário municipal de Educação Rodrigo Amaral, o Secretário da SEDESP Valdinar Sales e o Vereador Tiço.

"A nossa gestão tem priorizado a área da educação buscando uma renovação significativa dos diversos estabelecimentos educacionais, com a construção e reforma de escolas. Mais de 40 escolas já foram reformadas, e hoje estamos aqui para entregar a escola Padre Freitas. Em breve, concluiremos a reforma da escola ‘Frederico Ozanan’, e também a reforma de todo o teto da escola Irmã Ângela", disse o prefeito Odival Andrade.

Para o secretário de educação, Rodrigo Amaral, o empenho da administração municipal e da escola foi muito grande, desde março deste ano, onde os alunos da escola Padre Freitas foram transferidos para se garantir uma reforma plena no prédio. “E hoje, estão recebendo a escola com qualidade, pois garante a qualidade de vida dos estudantes, além de melhorar as condições de quem aprende e de quem ensina”, destacou o secretário.

Uma das escolas mais tradicionais de Piripiri, o prédio da Escola Municipal Padre Freitas, no Centro, recebeu manutenção geral no telhado e calhas, portas e janelas, troca de vidros, rede elétrica e hidráulica, pintura geral e recuperação parcial do muro lateral.

A escola tem se destacado com bons índices no IDEB colocando a educação municipal em destaque nacional em vários anos recentes.

 

reformapadrefeitas1reformapadrefeitas1

reformapadrefeitas2reformapadrefeitas2reformapadrefeitas6reformapadrefeitas6reformapadrefeitas8reformapadrefeitas8reformapadrefeitas11 1reformapadrefeitas11 1reformapadrefeitas12reformapadrefeitas12

Prefeitura Realiza fórum de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 19, no auditório do Salão Santa Clara, o I Fórum Faça Bonito: Denuncie o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. O fórum acontece na data em que é lembrado o Dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O evento teve inicio às duas da tarde com a formação da mesa, e um breve pronunciamento dos membros. Em nome da secretária da Setas, Clarinda Andrade, a assistente social Alana cumprimentou a todos, desejando as boas vindas e sucesso para o evento. A Secretária Clarinda Andrade esteve presente, mas devido uma rouquidão estava impossibilitada de falar.

O coordenador do CREAS - Centro de Referência Especializada em Assistência Social, Simplício Leite apresentou números sobre a questão da violência e abuso de crianças e adolescentes nos últimos três anos. Abordou o assunto em um contexto jurídico , social e psicológico e ressaltou que infelizmente os números ainda não apontam a realidade, pois é um consenso de que os casos de abusos são mais numerosos que os que são notificados oficialmente. Na sequência houve uma apresentação realizada por crianças do Cras. Centro de Referencia e Assistência Social do bairro Germano.

O ponto alto do evento foi a apresentação de Luciana Evangelista da SASC – Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania. Ela expôs entre outras coisas a importância do apoio a estas crianças e adolescentes vitima da violência. Salientou que em todo o Estado do Piauí só existem três casas de acolhimento de crianças em situação de risco. Só existe este tipo de casa em Teresina, Piripiri e Parnaíba.

DSC 0029DSC 0029DSC 0036DSC 0036DSC 0041DSC 0041DSC 0046DSC 0046DSC 0006DSC 0006

Setas faz grande festa em homenagem as mães em Piripiri

A Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETAS), realizou na manhã desta terça-feira, dia 17, na AABB de Piripiri uma homenagem a todas as mães assistidas ou que tenham seus filhos assistidos pelos centros de referência e de convivência.

O prefeito Odival Andrade cumprimentou a todas as mães e parabenizou a todas pela passagem do dia das mães. Odival também justificou que a escolha de uma data depois da data oficial, “é porque no dia das mães mesmo, que é o segundo domingo de maio, elas precisam ficar com seus filhos, então esta data posterior é uma homenagem da Prefeitura e da Setas para que todas as mães possam ter mais um dia especial dedicado a elas”. O prefeito disse também que todo dia é dia das mães.

Em torno de 600 pessoas estiveram presentes na festa. A secretária Clarinda Andrade participou de todas as atividades do evento. Na solenidade foi lida uma mensagem pela coordenadora da Casa dos Conselhos, Gabriela Oliveira. Também foi executada ao som de flauta, por uma aluna do Serviço de Convivência e cantada pela professora de música Remedinhos, a canção Flor Mamãe.

A homenagem também contou com musica ao vivo, desfile para escolher a mamãe do ano, sorteio de vários prêmios e brindes, e foi servido um lanche para todos os presentes.

FESTA-DAS-MÃESFESTA-DAS-MÃESFESTA-DAS-MÃES2FESTA-DAS-MÃES2

Moradores do Crioli comemoram entrega de calçamento e praça no bairro

A Prefeitura de Piripiri, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Serviços Públicos (SEDESP), entregou, sábado (14), obras de calçamento e uma praça no bairro Crioli. Um campo também foi inaugurado.

"A gente morava dentro de uma lama. Só quem não gosta de coisa boa é que pode reclamar. Ficou bom demais", comenta o lavrador Francisco de Assis, morador do bairro.

Segundo o prefeito Odival Andrade, os benefícios fazem parte de um compromisso com os moradores, que reivindicavam. "É muito bom ver a satisfação das pessoas com a inauguração destas obras. Nós sabemos que quem realmente sabe o valor de uma obra é que a usa, que sente a diferença", disse.

"Não é exagero, mas se tirar o que o prefeito Odival Andrade fez aqui, ficam somente as casas. Eu, na qualidade de vereadora, faço o pedido de cada vez mais obras para essa região", falou Jôve Oliveira.

O calçamento foi construído com recursos próprios. A praça, em parceria com a FONCEPI. O empresário Humberto Fontenele prestigiou a inauguração.crioli inauguracao praça e calcamento maiscrioli inauguracao praça e calcamento maiscrioli inauguracao praça e calcamento mais ok7crioli inauguracao praça e calcamento mais ok7crioli inauguracao praça e calcamento mais ok8crioli inauguracao praça e calcamento mais ok8crioli inauguracao praça e calcamento mais ok10crioli inauguracao praça e calcamento mais ok10crioli inauguracao praça e calcamento mais ok12crioli inauguracao praça e calcamento mais ok12

Bairro Crioli ganha campo de futebol. 'Agora a gente tem onde treinar', comemora morador

Moradores do bairro Crioli recebeu oficialmente, sábado (14), o seu primeiro campo de futebol. Um torneio foi realizado pela SEJUCE para comemorar. No mesmo dia, a Prefeitura de Piripiri inaugurou calçamento e uma praça nova no bairro.

Na final do torneio, Ideal (time do Crioli II) e o time da casa, o Crioli I, se enfrentaram. Os vistantes perderam e a equipe da casa levou o troféu.

"A gente tava precisando mesmo de um campo. Agora a gente tem onde treinar. É importante a gente reconhecer, né", fala Carlos Henrique "NEGÃO", enquanto segurava o troféu da sua equipe.pmp crioli campo1pmp crioli campo1pmp crioli campo3pmp crioli campo3pmp crioli campo4pmp crioli campo4pmp crioli campo5pmp crioli campo5

Em Piripiri, projeto do EJA estimula a criatividade e promove geração de renda

Alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da rede municipal de Piripiri, realizaram a confecção, exposição e venda de artesanatos. É o projeto EJART -"Arte como fonte de inspiração a vida", coordenado pela professora Elandia Peres.

Os alunos receberam aulas de artes dentro da grade curricular do programa de Educação de Jovens e Adultos. Com a teoria e prática, confeccionaram seus produtos e colocaram na Praça do Curumim, na ocasião da Feira de Agricultura Familiar.

Segundo o diretor da escola, Cleber Mesquita, projeto EJART tem como finalidade oferecer aulas dinâmicas, significativas e a oportunidades dos alunos desenvolverem a criatividade, estimulando suas potencialidades através de descoberta de talentos artesanais.

"O projeto proporcionou momentos de criação e transformação, elevando a autoestima através de troca de experiências, como também alternativas de geração de fonte de renda", explica Cleber Mesquita.

linoca projetolinoca projetolinoca projeto1linoca projeto1

Maio Amarelo: Semana Municipal de Trânsito mobiliza população e alerta para os riscos do trânsito de Piripiri

Com o objetivo de chamar a atenção para a segurança no trânsito da cidade, neste mês de 09 a 13 de maio acontece a Semana Municipal de Trânsito. Utilizando um fitilho amarelo como símbolo, o movimento que é internacionalmente celebrado no mês de maio em todo o mundo, aconteceu em Piripiri na Praça de Eventos, nesta segunda-feira (09), com a presença do Promotor de Justiça Nivaldo Ribeiro, Superintendente Municipal de Trânsito Rosário Lima, do Secretário de Saúde Assis Oliveira, da PRF, Polícia Militar, Associação dos Taxistas de Piripiri, 3ª GRE, Conselho Municipal de Saúde e integrantes da Escola Piauiense de Trânsito.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Piripiri, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAM) e Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), que realiza a Semana da Educação e Saúde no Trânsito, em parceria com a Escola Piauiense de Trânsito do Piauí – DETRAN/PI com ações educativas e blitze preventivas de acidentes de trânsito no município, com o objetivo de mobilizar a sociedade e conscientizar toda a população, incluindo o público estudantil, para tornar o trânsito mais seguro e diminuir os acidentes.

O Maio Amarelo não é apenas uma campanha, mas sim uma ação, onde toda a sociedade está convidada a participar de debates sobre trânsito e como torná-lo mais seguro. Um assunto que preocupa muito as autoridades e que precisa ser conversado. A ideia é definir também ações mais eficazes para promover a conscientização de motoristas e pedestres.

A Semana Municipal do Trânsito, denominada Maio Amarelo também inclui em sua programação palestras educativas nas escolas. As primeiras palestras aconteceram na segunda-feira, dia 9, e prosseguem até o dia 13 de maio, com a seguinte programação:

Dia 11/05/2016 – Quarta-feira
Manhã
De 7:30 às 9:00 – Blitz educativa de trânsito – Av. Principal do Bairro Prado com o Comando da Polícia , com toda a equipe
Tarde
De 13:30 às 14:30 – Palestra na Unidade Escolar Cassiana Rocha-Oneide, 70 alunos 1ª turma ensino médio
14:30 às 15:30 – Palestra na Unidade Escolar Cassiana Rocha-Oneide, 70 alunos 2ª turma, ensino médio,
De 13:30 às 14:30 – Palestra na Unidade Escolar Expedito Resende-Janaina, 210 alunos, ensino médio,
De 16:00 às 17:30 – Blitz educativa – Com o Comando da Polícia Militar, Rua 4 de Julho, equipe: Avelar, Afonso, Francisca, Larissa, Luiza e João

Dia 12/05/2016 – Quinta feira
Manhã
De 7:50 às 8:40 – Palestra na Escolar José Narciso-Larissa, 90 alunos 1ª turma, ensino médio
De 8:40 às 9:30 – Palestra na Escolar José Narciso-Larissa, 90 alunos 2ª turma, ensino médio
De 9:40 às 10:30– Palestra na Escolar José Narciso-Larissa, 90 alunos 3ª
De 08:00 às 9:30 – Blitz educativa – com a PRF, entrada das Petecas, equipe: Avelar, Afonso, Francisca,Janaína, Oneide, Luiza e João

Tarde
De 13:30 às 14:30 – Palestra na Escolar José Narciso-Larissa, 165 alunos, ensino médio, no pátio
De 16:00 às 17:30 – Blitz educativa- com o Comando da Polícia Militar na Av. Principal do Bairro São João, equipe: Avelar, Afonso, Francisca, Janaína, Oneide, Luiza e João,

Dia 13/05/2016 Sexta- feira
De 08:00 às 9:30 – Blitz educativa – Com a PRF, na Rotatória de Acesso ao Açude Caldeirão. Com toda a equipe.

Maio Amarelo 1Maio Amarelo 1Maio Amarelo 2Maio Amarelo 2Maio Amarelo 3Maio Amarelo 3Maio Amarelo 4Maio Amarelo 4Maio Amarelo 5Maio Amarelo 5Maio Amarelo 6Maio Amarelo 6Maio Amarelo 7Maio Amarelo 7Maio Amarelo 8Maio Amarelo 8Maio Amarelo 9Maio Amarelo 9