titulos_noticias.jpg

Nesse sábado (13), Piripiri coordena ação nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti na Praça da Bandeira

Uma força tarefa nacional envolvendo os governos estadual e municipal acontece amanhã sábado dia 13. Esta grande mobilização representará o trabalho feito nas Unidades de Básicas de Saúde de todo o país para eliminação dos criadouros do mosquito.

aedesaedes

A programação local já foi fechada, e a Prefeitura de Piripiri, através da secretaria de saúde municipal (SESAM), pretende levar um grande número de pessoas nesse sábado (13), a partir das 8h da manhã para a Praça da Bandeira, com a meta da mobilizar e sensibilizar os milhares de piripirienses. A ação vai abranger todas as cidades consideradas endêmicas, de acordo com indicação do Ministério da Saúde, e as capitais do país.

Ministros de estado participarão da campanha, acompanhando os trabalhos das forças armadas em diversos estados brasileiros. Os destinos de alguns membros do primeiro escalão já foram definidos, como os do titular da Saúde, Marcelo Castro, que seguirá para Salvador, e o chefe da Casa Civil, ministro Jaques Wagner, que irá a São Luís.

Como é de seu conhecimento, verifica-se neste momento uma elevação da ocorrência de casos de microcefalia causada pelo Zika Virus em todas as unidades da federação. Tal situação impõe aos governos e à sociedade brasileira mais um grande desafio, que é a intensificação das ações de combate ao vetor de transmissão do referido vírus, o mosquito Aedes agepyti.

A doença representa uma grave emergência de saúde pública que pode afetar uma geração de crianças eo futuro do país, motivo pelo qual o departamento de atenção básica reitera os esforços locais na missão de combate ao mosquito - Um mosquito não é mais forte que um país inteiro. Compareça! A sua presença será de fundamental importância.

Dados do SAMU de Piripiri apontam queda no número de ocorrências no período do carnaval

Dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Piripiri apontam um baixo número de ocorrências relacionadas ao período do carnaval 2016. Poucos acidentes e nenhuma vítima grave, um contraste aos anos anteriores.

carnaval samu1carnaval samu1

Uma campanha com o slogan "Curta o carnaval com responsabilidade" foi realizada pela SETAS em parceria com a Superintendência de Trânsito do Município, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Ministério Público. Outro fato levado em consideração foi a não realização de festas em via pública, o carnaval de rua, limitando-se ao corso e à festas em clubes fechados. Um dos efeitos positivos.

carnaval samu2carnaval samu2

Para a Polícia Militar, as concentrações que os eventos carnavalescos geram são consideradas ótimas ocasiões para indivíduos mal intencionados praticarem crimes, seja de subtração de pertences ou de agressão. Já com o deslocamento para os locais de festa, registros de acidentes ocorrem ocorrem durante esse trajeto, pelo fato de muitos utilizarem veículos sob o efeito de álcool. Menos vítimas, menos gastos com acionamentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e menos leitos do hospital ocupados.

carnaval samu3carnaval samu3

DADOS OFICIAIS SAMU 192 Piripiri:
Viatura USB do SAMU. (Básica):
Dia 04/02/16
4 ocorrências clinicas
0 acidentes

Dia 05/02/16
04 clinicas
01 trote
01 queda de moto(vítima não embriagada)
01 abuso de álcool (14 anos)
01 colisão de carro com moto (02 vitimas)

06/02/16
01 clinica
01 queda de moto ( zona rural)

07/02/16
02 clinicas

08/02/16
04 clinicas.

Viatura da USA ( suporte avançado):
04/02/16
01 clinica
01 transferência para TERESINA

05/02/16
01 CLINICA
01 TRANSFERÊNCIA PARA TERESINA

06/02/16
01 QUEDA DE MOTO (BR 222)

07/02/16
zero ocorrência

08/02/16
01 clínica.

*Os dados divulgados são do dia 4 ao dia 8 de fevereiro.

Educação de Piripiri realiza abertura da Semana Pedagógica 2016

A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), promoveu na noite desta quinta-feira (05), a abertura da Semana Pedagógica deste de 2016. Esta iniciativa tem como objetivo principal apresentar propostas de atividades complementares e integradas na busca do aperfeiçoamento de procsso de aprendizagem e proporcionar o intercâmbio de conhecimentos entre professores e demais profissionais da educação.

DSC 0551DSC 0551

O secretário Rodrigo Amaral abriu o evento dandos boas vindas a todo os funcionários da rede municipal de educação. Rodrigo destacou a importância de iniciar mais um ano letivo e atingir o objetivo principal, "transmitir aos nossos alunos, todos os nossos conhecimentos", disse o secretário Rodrigo.

O encontro contou com a participação do prefeito Odival Andrade, que falou sobre a importância dos professores. "Só tenho que agradecer a todos os professores e funcionários da educação. Ano passado, tivemos conhecimento de que a nossa educação foi um grande destaque nacional, e tenho certeza que neste ano de 2016 vamos melhorar ainda mais", falou o prefeito.

O prefeito de Piripiri, Odival Andrade anunciou ainda na abertura da semana pedagógica que pagará o novo piso salarial dos profissionais da Educação com os 13,01% de reajuste para os professores com 40 horas de trabalho semanais. O Projeto de Lei deve ser encaminhado à câmara de vereadores assim que os trabalhos recomeçarem, após o recesso parlamentar. Conforme a legislação vigente, a correção do piso reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento de Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)

Com a programação voltada aos professores e professoras da rede municipal de ensino, a Semana traz capacitações e palestras sobre vários temas com impacto direto na qualidade da educação pública. Após a abertura, os profissionais da educação participaram da palestra: Autoconhecimento, Autoestima e Automotivação - Segredo para o sucesso na educação e para uma vida plena, com a palestrante Edileide Castro.

Segundo o secretário Rodrigo Amaral, a semana pedagógica se estenderá até esta sexta-feira, dia 05. E as aulas retornarão após o carnaval na quarta-feira, dia 10 de fevereiro. Logo após o encontro os profissionais da educação foram presenteados com um show do humorista Amaury Jucá, e em seguida participaram de um delicioso coquetel.

DSC 0541DSC 0541DSC 0578DSC 0578DSC 0595DSC 0595DSC 0621DSC 0621DSC 0592DSC 0592DSC 0620DSC 0620

Secretaria de Saúde faz mutirão para emissão do cartão do SUS durante a Feira da Agricultura Familiar

Aconteceu nesta sexta-feira, dia 05, no Parque Curumim, a segunda Feira da Agricultura Familiar deste ano. Diante da expectativa do período de carnaval, muita gente esteve na Praça do Curumim comprando se preparando para receber as visitas que tradicionalmente veem passar o feriadão com os familiares. Muitos puderam ver a fartura de produtos orgânicos, animais vivos e abatidos, ovos caipiras, mel de abelha, farinha e goma de mandioca; verduras, legumes, frutas e artesanato.
FEIRA DIA 05 FEV  13 640x426FEIRA DIA 05 FEV 13 640x426
Como sempre acontece, estava presente na feira uma equipe do NASF - Núcleo de Assistência a Saúde da Família, da secretaria de saúde para realizar teste de glicemia, teste para saber o tipo de sangue, aferir a pressão arterial das pessoas presentes ao evento. Também por ocasião da feira, aconteceu um mutirão para emissão do cartão do SUS. Muita gente foi renovar ou tirar pela primeira vez o cartão do SUS.

O evento tem o apoio total da Prefeitura Municipal de Piripiri. Teve musica ao vivo e na Praça de Alimentação leitoa assada, paçoca e capote com arroz.

FEIRA DIA 05 FEV  14 640x426FEIRA DIA 05 FEV 14 640x426

FEIRA DIA 05 FEV  5 640x426FEIRA DIA 05 FEV 5 640x426FEIRA DIA 05 FEV  3 640x426FEIRA DIA 05 FEV 3 640x426FEIRA DIA 05 FEV  7 640x426FEIRA DIA 05 FEV 7 640x426FEIRA DIA 05 FEV  9 640x426FEIRA DIA 05 FEV 9 640x426FEIRA DIA 05 FEV  12 640x426FEIRA DIA 05 FEV 12 640x426FEIRA DIA 05 FEV  4 640x426FEIRA DIA 05 FEV 4 640x426

FVP e SEDUC divulgam RESULTADO FINAL do teste seletivo para professor. VEJA!

pdfpdf

A Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Vale do Piauí divulgaram, nesta sexta-feira (5), a relação dos classificados no processo seletivo para professores. O resultado aponta o resultado após a soma da prova objetiva com a apresentação de títulos.

 

VEJA AQUI

 

A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA EMPRESA REALIZADORA DO TESTE SELETIVO FUNVAPI COMUNICA A TODOS OS CLASSIFICADOS QUE DEVIDO AO CRONOGRAMA PUBLICADO ANTERIORMENTE NÃO TER SEGUIDO COMO DEVERIA SERÁ ABERTO UM NOVO PRAZO PARA RECURSO COM RELAÇÃO A PROVA DE TITULOS NA QUINTA- FEIRA. OS CLASSIFICADOS DEVERÃO PROTOCOLAR OS RECURSOS JUNTO AO PROTOCOLO DA SECRETARIA SUPRACITADA ESPECIFICANDO O MOTIVO DE TAL RECURSO.

Professores se reúnem na Semana Pedagógica Municipal, nesta quina-feira (4)

Será realizada nesta quinta-feira (4) a a abertura da Semana Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. O início da programação está marcado para às 18h, na AABB de Piripiri.

SEDUCSEDUC

Na abertura, credenciamento e abertura dos trabalhos com a palestra: "Autoconhecimento, autoestima e automotivação – Segredos para o sucesso na Educação e para uma vida plena, ministrado pela profª: Ma: Edilene Castro. Logo após, coffee break e show de humor com Amauri Jucá.

Dia 5, sexta, na Praça de Eventos, a partir das 8h, palestra com o Tema: "As posições subjetivas e as práticas inclusivas no contexto educacional", com a Profª: Ma: Carlane Silva de Castro . O público alvo: Professores – (Educação Infantil e do 1º ao 5º ano). Lanche é servido às 10h.

Também na sexta, dia 5, a partir das 8h, palestra voltada para professores do 6º ao 9º ano, com tema: "Profissional - diferentes facetas". Logo em seguida palestra "Prática pedagógica e os sentidos da avaliação da aprendizagem ", proferida pela profª. drª. Tereza Cristina Sousa Silva Honório. Já a segunda palestra, "Prática pedagógica: revisando o ser professor", conduzida pela profª. drª Bárbara Maria Macedo Mendes .

Ainda na programação, intervalo para lanche, seguido da terceira palestra: "Ser Professor : reflexão sobre o ensinar - aprender ", ministrada pela dra. profª Antônia Édna Brito .

Segundo o secretário municipal de educação, Rodrigo Amaral, a Semana Pedagógica de 2016 anseia proporcionar uma reflexão da prática pedagógica dos docentes, procurando assim alicerçar a construção e reconstrução de saberes necessários para o êxito do processo de ensino aprendizagem.

 

Piripiri é considerada a 2ª cidade mais desenvolvida do PI, aponta Índice Firjan de Desenv. Munic.

Entre mais de 200 municípios do estado, Piripiri foi apontada pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal como a 2º cidade mais desenvolvida. Em 1º aparece a capital Teresina.

A FIRJAN – Federação das Indústrias do Rio de janeiro. O IFDM – Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal foi criado em 2008 pela Federação das Industrias do Rio para medir o desenvolvimento dos municípios brasileiros. O ranking divulgado nesta segunda-feira feira (1º/02), alcançou 5.517 cidades.

Em tempos de crise na receita nos municípios brasileiros, Piripiri é uma das cidades que não realizarão festas Carnaval, porém haverá o tradicional Corso, que ocorre nesta sexta-feira (5). Os critérios da pesquisa levam em consideração emprego, renda, saúde e educação.

Piripiri recebe o título de segunda mais desenvolvida do estado e a primeira do interior. Teresina ostenta os títulos de primeira do Piauí e de primeira do Nordeste.

PiripiriPiripiri

O prefeito Firmino Filho (PSDB) ressalta a importância da pesquisa e a sua credibilidade. "É importante perceber que as medições que são feitas externamente por instituições renomadas reconhecem os avanços que a cidade tem tido, principalmente na área de saúde e de educação”, disse o chefe da administração municipal de THE.

Odival Andrade (PSB), prefeito de Piripiri, comentou sobre a posição do município. "Por muitos anos Piripiri esteve atrasada em vários aspectos. Basta sair na rua e observar a mobilidade urbana, algumas das obras que promovem a melhoria das vias e a renda de muitos trabalhadores", disse.

02022016x09h02mincod1e353bec6f-71802022016x09h02mincod1e353bec6f-718

SETAS promove caminhada no lançamento da campanha 'Curta o carnaval com responsabilidade'

A Prefeitura de Municipal de Piripiri através da Setas- Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, realizou na manhã desta segunda-feira, dia 01 de fevereiro, uma caminhada com panfletagem pelas principais ruas do centro da cidade. A caminhada começou na Praça Haroldo Resende, e finalizou na Praça da Bandeira. Esta ação faz parte da campanha “Curta o Carnaval com Responsabilidade”, encampada pela Setas em parceria com Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Tiro de Guerra. Antes e durante o período carnavalesco, haverá panfletagem em locais estratégicos e distribuição de preservativos.

DSC 0043 640x426DSC 0043 640x426

O objetivo é reforçar as orientações sobre perigo do consumo de bebidas alcoólicas e evitar o uso drogas proibidas, durante o período do carnaval. A campanha também pretende, com esta conscientização, diminuir o número de acidentes, os índices de violência doméstica e abuso ou violência sexual. Além disso, alerta para a venda ou fornecimento sob qualquer pretexto, de bebida alcoólica para menores.

À frente da equipe da Setas a secretária Clarinda Andrade e na finalização da caminhada, o prefeito Odival Andrade se juntou ao grupo para cumprimentar a todos, e agradecer o apoio da PRF e PM à ação. “ É necessária a união de todas as forças para esta luta, que é importante, para minimizar os problemas de violência que se tornam maiores durante o carnaval. É importante que o nosso município, que já partiu na frente nesta luta, consiga neste ano reduzir ainda mais os números da violência associados a este período”, disse ele.

O Conselho Tutelar e a Policia Militar farão rondas ostensivas nos locais onde houver festas para coibir abusos contra crianças e adolescentes.

DSC 0007 640x426DSC 0007 640x426DSC 0018 640x426DSC 0018 640x426DSC 0022 640x426DSC 0022 640x426DSC 0024 640x426DSC 0024 640x426DSC 0033 640x426DSC 0033 640x426

Prefeitura de Piripiri lança Pirifolia 2016 e apresenta Bell Marques como atração principal

Na noite desta sexta-feira, 29, no auditório Osíres Neves de Melo na Praça de Eventos acompanhamos o lançamento da Pirifolia 2016, a grande Micareta de Piripiri. A grande festa será realizada nos 15, 16 e 17 de julho. O secretário Menandro Brito falou da importância do evento e anunciou que a última noite contará a atração principal do cantor Bell Marques e o Bloco Vumbora, pela primeira vez no Piauí.

Na ocasião, participaram do lançamento, o secretário de governo, Simplício Peres, representando o prefeito Odival Andrade, o secretário de Juventude, Cultura, Esporte, Menandro Brito, e os empresários da Cartaxu e Associados. O secretário Menandro confirmou as outras atrações, além do cantor Bell Marques, o folião poderá curtir o melhor da Banda Oito 7 Nove 4, Avneh Vinny, Xé Pop. Além dessas atrações o bloco da pipoca não ficará de fora da festa e contará com as atrações: Fabrícia e Banda, Anderson Rodrigues e Jeremias.

“Além de manter as grandes atrações, o prefeito Odival Andrade faz questão de não cobrar a taxa dos barraqueiros neste grande evento, e que não terá a arena garantido uma condição melhor de para todos que estarão comercializando durante o evento”, disse Menandro Brito. Segundo o secretário Menandro Brito, a Pirifolia hoje é o único evento de micareta no estado, e esta edição de 2016 “vem para agradar a todos, desde os grandes nomes da música baiana aos artistas locais, além de concentrar os três dias no tradicional corredor da folia, com todo mundo atrás do trio na Avenida Deputado Raimundo Holanda.

Sobre os abadás
Este ano o evento contará com os camarotes todos de um só lado favorecendo o corredor da folia. Outra novidade anunciada pelos empresários serão as vendas dos abadás, que serão colocados a venda com um prazo mais longo para o pagamento nos cartões crédito e no carnê. A venda já pode ser comercializada pelo disque abadá 99490-5444 ou (86)3230-1144 ou na sede do bloco Dinamite (Riverside), UATT (Teresina Shopping/Riverside) e sede do bloco em Piripiri.

oficialoficialDSC 0507DSC 0507DSC 0513DSC 0513

SDR realiza entrega de sementes de milho e feijão para agricultores de Piripiri e cidades vizinhas

Na manhã desta sexta-feira (29), A Secretária Estadual de Desenvolvimento Rural realizou a solenidade de entrega de Sementes e Mudas no município de Piripiri. Esta ação faz parte do programa Piauí Produtivo, executado pelo Governo do Estado do Piauí.

A entrega das sementes ocorreu no Centro Comunitário Antônia Flor, com a presença do secretário de desenvolvimento rural e deputado Francisco Lima, reunindo representações da sociedade civil, dos governo estadual e municipal dos municípios de Piripiri, Capitão de Campos, São João da Fronteira, Domingos Mourão, Brasileira, Piracuruca, São José do Divino, Pedro II, Milton Brandão e Lagoa de São Francisco. Representantes do sindicato dos Trabalhadores e e Agricultores Familiares todos presentes a solenidade. A vereadora e presidente do STR, Eunice Barros, o secretário Municipal da SDR de Piripiri, Wilson Andrade e o presidente da câmara de Piripiri, Genival Sales foram os anfitriões do evento.

Foram distribuídos 7.000 kg de sementes de milho, 11.380kg de sementes de feijão, além de 1.500kg de sorgo forrageiro; esta última, mais voltada para alimentação animal. A distribuição contou com a coordenação do EMATER Regional Piripiri.

DSC 0481DSC 0481DSC 0483DSC 0483DSC 0493DSC 0493DSC 0495DSC 0495DSC 0497DSC 0497DSC 0498DSC 0498DSC 0502DSC 0502